Empregos para o Clima

Como grupo de ativismo climático, o Climáximo quer lutar e envolver as pessoas na luta por uma mudança de sistema. Numa perspetiva “para além da COP-21” e focada em soluções de base, decidimos tomar como estratégia a médio-longo prazo uma campanha de Empregos para o Clima em Portugal.

Esta campanha visa a criação de emprego público estável em setores-chave com vista a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.

É uma proposta política fundamentada em análise científica, e uma das mais relevantes para o contexto social e político português.

Porquê? Por (pelo menos) três razões.

1) As medidas de austeridade impostas pela Troika e o governo de direita transformaram a crise dos bancos numa crise social com níveis de desemprego e precariedade sem precedentes, emigração massiva e o colapso de serviços públicos como a saúde e a educação. O que se passou em Portugal com a crise financeira, passa-se no mundo com a crise climática, que causa já (ou promete causar) devastação a 99% da população do mundo. A campanha de Empregos para o Clima luta para resolver as duas crises ao mesmo tempo, e reúne em Portugal forte apoio popular.

climate justice and jobs

2) Depois de anos de mobilizações de massas contra a austeridade, os movimentos sociais estão cansados de resistir. E embora tenham conquistado vitórias importantes, por exemplo na travagem das privatizações ou defesa dos direitos dos trabalhadores, faz falta uma dimensão de luta por algo (não apenas contra algo) para injetar força nestas lutas.

3) A Cimeira do Clima em Paris (COP-21) trouxe a crise climática para a praça pública sem que ninguém, nem mesmo as maiores ONGs ambientais, deposite grandes esperanças no acordo que de lá vai sair. O hiato entre a urgência de uma ação climática global e a expetativa quase nula em relação a estas negociações pode e deve ser preenchido com um foco na construção de movimentos de massas, com um foco não “depois da COP”, mas “para além” dela.

Com estas razões em mente, decidimos lançar no contexto português uma campanha de Empregos para o Clima. Para isto estamos a contactar sindicatos, associações de trabalhadores, organizações e grupos ambientais, para falar da campanha e ver como podemos colaborar nesta luta.

E tu? Se és sindicalizad@ ou sindicalista, se pertences a alguma associação ambiental ou de combate à precariedade, contacta-nos para veres como podes envolver-te!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo