Rebelião pelo Clima

No âmbito da primeira onda de mobilizações da plataforma ibérica 2020 Rebelión por el Clima, alinhada na plataforma europeia By 2020 We Rise Up, temos um plano de acção para este outono.

20 a 27 de Setembro: Semana pelo Futuro

No âmbito das mobilizações pela greve climática global, vamos organizar uma semana cheia de acções.

Podem ver as acções planeadas e podem publicar as vossas acções aqui: https://actionnetwork.org/event_campaigns/greve-climatica-portugal

27 de Setembro: Greve Climática Global

Respondemos ao apelo internacional para a realização de uma Greve Climática Global. Em Portugal, queremos que este protesto seja abrangente sem deixar  de ser contundente. As experiências passadas, quer nas greves climáticas estudantis de 15 de Março e 24 de Maio, quer nas marchas mundiais do clima e nos protestos contra a exploração de petróleo e gás dos últimos anos, demonstram que tal é possível. Queremos construir este processo com diferentes sectores da sociedade civil, uns mais próximos destas lutas, outros em aproximação.

Manifesto inteiro e a lista das organizações que convocam a greve: www.salvaroclima.pt

A partir do dia 27 de Setembro: Semana de Rebelião

No dia 27 de Setembrologo à seguir à Greve Climática Global, lançaremos uma acção de desobediência civil em massa. Com acções disruptivas, vamos pôr a crise climática na agenda pública e política.

Mais informações: rebeldespelavida.climaximo.pt

7 de Outubro: Rebeldes sem Fronteiras

No dia 7 de Outubro, vamos juntar-nos aos rebeldes em Madrid numa acção massiva ibérica, no âmbito da semana internacional de rebelião.

Mais informações: https://2020rebelionporelclima.net ; https://rebellion.earth

3 thoughts on “Rebelião pelo Clima

  1. Este tipo de manifestações têm estado na boca dos políticos, as ONGs ambientais até passaram para segundo plano, então o cidadão comum está babado com este lado da juventude que não pode, repito: NÃO PODE DESISTIR! Pelo contrário: agora é que é lutar! Não basta o protestar mas também informar e parecem-me uns jovens muito bem informados e que têm sempre porta-voz com grande presença e conhecimentos se bem que nesta luta todos fazem falta: TODOS! Fazer destes protestos um autêntico evento familiar também é importante para se perceber que toda a sociedade está empenhada. Há muitas exigências que os consumidores podem fazer , nem que seja enviando emails de protesto ou emails de exigências ambientais que também ajudam, há sites especializados na construcção de formulários de contacto / cartas pré-concebidas para envio por várias pessoas, há ferramentas de angariação de fundos online e via telefone também: vejam o Care to click ou Click to donate ou o Care2 ou números de telefone solidários: para crescerem mais e ganharem asas, poder. Empenhar escolas e outras ONGs ambientais também é importante bem como sensibilizar essas ONGs para a necessidade de abrirem mais à sociedade, talvez uma postura simples, com humildade sem estarem tão focados nos chamados especialistas ou experts ou licenciados em áreas ambientais porque esse foi chão que já deu uvas: a ecologia de gabinete morreu e está enterrada. Vejam na internet todas as ONGs ambientais que existem e pelo clima e juntem esforços, estas são as minhas sugestões. Um abraço.

  2. Atenção que o ambientalismo de gabinete está sem gás, digamos assim, mas ainda assim faz muita falta! Eu achava é que em vez de várias mais valia uma só mas forte: juntarem-se todas para esse fim: a união faz a força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Facebook
Instagram
Flickr
RSS
Vimeo