Vai haver cinema na semana da Greve Climática Global

O CineClima é o primeiro ciclo de cinema em Portugal exclusivo sobre clima, com quase cinquenta sessões descentralizadas por mais de dez cidades do país, todas de entrada livre e seguidas de debate com a audiência.

Na sequência das greves estudantis que encheram as ruas portuguesas já duas vezes este ano, está convocada para o dia 27 de Setembro a primeira Greve Climática Global e a cultura vai marcar presença forte. Começando com a ante-estreia em Lisboa do filme “A Hora da Saída” (2019) no dia 20 de Setembro, vai ser possível assistir a sessões de cinema e debate durante 7 dias, sobre temas tão diversos como o impacto do clima nos direitos humanos, o papel dos jovens no ativismo ou até os direitos da natureza. O CineClima é um cinema que coloca o Clima em destaque, de modo a alertar para a crise climática e apontar caminhos de ação e mudança através da arte.

Segundo Diogo Silva, da organização, “apesar de muitos não estarmos dispostos a entrar numa manifestação ou num protesto político, estamos dispostos a entrar numa sala de cinema e aprender com um filme e o debate que lhe seguirá”. Completa por dizer que “para nós a arte é uma excelente forma de tornar visível a injustiça invisível e sistémica que nos trouxe ao caos climático e colapso ecológico em que vivemos e de começar as conversas que ainda não se têm sobre outros mundos possíveis”.

Esta iniciativa nasce na semana mundial de mobilização pelo Clima, através de uma colaboração promovida pela 2degrees artivism e que juntou dezenas de organizações, entre as quais a Amnistia Internacional, Climate Save Portugal, Climáximo, Extinction Rebellion, Greve Climática Estudantil, Rede 8 de Março, ZERO, Universidade Lusófona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Facebook
Instagram
Flickr
RSS
Vimeo