Queres ter um núcleo do Climáximo na tua cidade? Podes criá-lo!

Recentemente, declarámos dentro do Climáximo um estado de emergência climática: para além das coisas que fizemos até hoje e para além dos nossos compromissos no momento, lançámos um processo profundo de reestruturação interna. Um dos desafios que colocámos à nossa frente foi: um plano de expansão geográfica com uma clara estrutura organizacional para núcleos autónomos.

Agora, já temos um guião para criação de núcleos e já temos pessoas disponíveis para facilitar o processo.

Como funciona?

Em primeiro lugar, só existe um Climáximo. Assumimos acordo sobre os textos principais. Depois, temos um alinhamento político: as campanhas, as posições políticas, e mobilizações internacionais são da responsabilidade de toda a gente. Contudo, existe autonomia estratégica, ou seja: os núcleos podem introduzir ou priorizar tópicos e áreas de actuação. Finalmente, os núcleos têm independência táctica, ou seja, podem organizar acções que encaixam na estratégia, e podem assumir ajuda do grupo inteiro (logística, média, formação, etc.)

Isto tudo é muito abstracto. Como é que se faz mesmo?

Manda-nos um email para climaximo [-at-] riseup.net com o teu nome, a tua cidade, e o teu meio de comunicação preferido (Signal, Telegram, Whatsapp, Messenger, Skype, Email, Jitsi, etc.). Vamos combinar uma conversa online. Depois, se queres dar seguimento, podemos encontrar-nos na vida real também.

Que compromisso é preciso?

Somos um grupo aberto e horizontal. Para isto funcionar, os núcleos têm que ter reuniões regulares divulgadas e devem utilizar ferramentas de decisões por consenso.

Podem ajudar-me?

Com todo o gosto. 🙂 Podemos ajudar a montar as primeiras reuniões. Podemos organizar uma formação em activismo climático. Também temos muitos recursos que podem ajudar-te lançar o grupo.

Qual é o primeiro passo?

1) Fala com os teus amigos e amigas. Fala com pessoas interessadas no assunto.

2) Leiam o nosso texto de base e o glossário de activismo climático para ver se concordam com o que defendemos.

3) Contacta-nos por email climaximo [-at-] riseup.net com o teu nome, a tua cidade e o teu meio de comunicação preferencial, e vamos marcar uma conversa para esclarecermos as tuas dúvidas.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Facebook
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr