Fracasso Económico Mundial

Quinzena de Acção – 13-26 de Janeiro

A indústria financeira mundial falhou em responder às necessidades dos seres humanos e dos ecossistemas a vários níveis. A crise climática trouxe uma nova dimensão: a urgência de agir antes de um colapso civilizacional.

Este ano, o Fórum Económico Mundial em Davos “celebra” os seus 50 anos. No meio de uma emergência climática, este aniversário só serve para relembrar o papel das instituições financeiras nas últimas décadas ao alimentarem, perpetuarem e aprofundarem as injustiças sociais e climáticas no mundo. As instituições financeiras não só garantem dinheiro para os projectos como tecem a economia e influenciam a política a nível mundial.

A segunda onda de mobilizações no âmbito da campanha europeia By 2020 We Rise Up vai às raízes da crise climática: o seu financiamento. Expomos a influência política da indústria financeira na inacção dos governos, colocando o lucro acima da democracia. Responsabilizamos as instituições que financiam injustiças climáticas e sociais. Exigimos o cessamento destes financiamentos e uma mudança sistémica, ao invés das mudanças climáticas.

Assistimos a um Fracasso Económico Mundial. Urge juntar forças entre as diversas lutas sociais contra as suas raízes comuns. Urge extinguir as instituições financeiras que se regem pelo lucro a curto prazo e a exploração de pessoas e natureza, antes que estas levem à nossa extinção. Junta-te à onda, de 13 a 26 de Janeiro.

O plano em Portugal

Na primeira semana, vamos aprofundar o conhecimento público sobre a ligação entre as instituições financeiras e as injustiças sociais e climáticas, organizando debates, sessões públicas e apresentações.

Na segunda semana, vamos confrontar os responsáveis, com acções directas não-violentas, protestos e acções criativas.

Ao mesmo tempo, vai haver uma caminhada até Davos, contra a cimeira Fórum Económico Mundial. Algumas activistas estão a organizar uma ida à Suíça para se juntarem a esta acção.

Como podes fazer parte?

As organizações podem juntar-se às preparações subscrevendo esta convocatória por e-mail.

Podes também organizar a tua equipa e organizar uma acção. (Ver documentos abaixo.)

Queremos organizar eventos e acções públicas em que podes juntar-te à causa.

Mais informações

Convocatória internacional:  https://by2020weriseup.net/2nd-wave-call-to-action/

Ideias para acções: https://by2020weriseup.net/wp-content/uploads/2019/12/By2020_2nd-Wave_Actions_EN.pdf

Narrativas para comunicação externa: https://by2020weriseup.net/wp-content/uploads/2019/12/By2020_2nd-Wave_Narrative_EN.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Facebook
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr