ATERRA: Tirar a cabeça das nuvens

Nós somos pessoas, comunidades e organizações de diversas partes do mundo que enfrentam os múltiplos impactos da aviação: somos diretamente atingid@s pela infraestrutura aeroportuária e os impactos negativos na saúde decorridos da poluição do ar e sonora das aeronaves. Somos ativistas da justiça climática e jovens que querem viver em um planeta saudável. Vivemos em comunidades, defendendo as nossas casas, territórios e ecossistema da desapropriação para a expansão de aeroportos, produção de biocombustíveis ou projetos para compensação de emissão de gases poluentes por parte das empresas da aviação. Somos académic@s, sindicalistas, trabalhadoras e trabalhadores do setor dos transportes, assim como organizações ambientais e de transporte ao redor do mundo, e de iniciativas que fomentam meios de transporte alternativos, como o ferroviário.

O status quo e as falsas soluções corporativas não são uma real opção. Por isso, promovemos estes 13 passos para transformar o transporte, a sociedade e a economia para que alcancemos um modelo de desenvolvimento justo e ecológico.


Vamos à ação! A STAY GROUNDED / ATERRA é uma crescente rede global de iniciativas, organizações e ativistas que trabalham em conjunto em todo o mundo para apresentar um sistema de transportes justo e ambientalmente saudável e para reduzir rapidamente as viagens aéreas. As atividades incluem: apoio às comunidades atingidas; campanha; pesquisa; análise de políticas e indústria; demonstrações e ação direta. Apelamos à solidariedade com as pessoas já afetadas pelas mudanças climáticas, com quem luta contra projetos aeroportuários, com quem protege os os direitos das florestas e povos indígenas, com quem promove alternativas a aeronaves e com quem trabalha para uma transição justa.

A crise climática não é simplesmente uma questão ambiental. É uma responsabilidade social nossa e precisa de ser abordada unindo forças. Convidamos toda a gente interessada a juntar-se a nós e comprometer-se com a implementação destas 13 etapas necessárias.

aqui o manifesto da Stay Grounded.
Facebook
Facebook
Instagram
Flickr
RSS
Vimeo