Internacional

actualizado em: Fevereiro de 2020

Fazemos parte das redes:

Climate Justice Action, uma rede europeia de movimentos de base pela justiça climática global, reúne bianualmente para partilhar experiências e discutir estratégias.

Fazemos parte na criação da rede em 2015. Lá aprendemos como organizar acampamentos de acção e desobediência civil em massa. Foi numa reunião da Climate Justice Action que surgiu a campanha By 2020 We Rise Up, que visa criar um espaço de estratégia para coordenação e escalamento à nível europeu.

*

Gastivists é uma rede global de organizações de base que lutam contra gás fóssil. Gastivists preparam materiais de divulgação, organizam encontros de activistas e coordenam dias de acção global.

Somos gástivistas há bastante tempo. Organizámos o acampamento de acção contra gás fóssil e pela justiça climática, Camp-in-Gás, na Zona Centro, com participação dos Gastivists no plenário especial. Neste momento, estamos envolvidas no gástivismo com a campanha portuguesa Gás é Andar para Trás.

*

Stay Grounded é uma rede internacional de mais de 150 organizações que lutam contra a aviação e por um sistema justo de transporte.

Somos o primeiro membro da rede em Portugal. Somos também um dos fundadores da campanha ATERRA, que é a campanha portuguesa baseada no manifesto da Stay Grounded. Participamos activamente nas acções da ATERRA.

***


Colectivos que consideramos organizações-irmãs noutros países :

Climacció é um colectivo de acção não-violenta e ecofeminista que luta contra a crise climática em Barcelona. Climacció faz parte das lutas contra o gasoduto MidCat e mais recentemente contra a aviação e turismo em massa.

Organizámos acções e formações conjuntas com Climacció e fazemos parte da campanha ibérica 2020 Rebelión por el Clima. No âmbito da terceira onda de mobilizações de By 2020 We Rise Up, vamos participar na Acampada Climática em Barcelona na primavera de 2020.

*

Code Rood (Alerta Vermelho em português) é um colectivo pela justiça climática nos Países Baixos, que luta contra a indústria de combustíveis fósseis. Organizaram acções disruptivas no porto de Amesterdão. Recentemente ganharam a luta contra gás convencional em Gröningen.

Code Rood está a preparar a acção massiva Shell Must Fall! no âmbito de terceira onda de mobilizações do By 2020 We Rise Up. Vamos participar nesta acção que visa bloquear a Assembleia Geral Anual da Shell em Maio de 2020.

*

Collective Climate Justice é um colectivo pela justiça climática na Suíça, que, por razões óbvias, está mais focada na indústria financeira e o seu papel na crise climática. Organizam acções directas, acampamentos e marchas.

Mais recentemente, participámos na Strike WEF contra o Fórum Económico Mundial (no âmbito da segunda onda das mobilizações do By 2020 We Rise Up) que juntou mais de mil activistas numa caminhada até Davos.

*

ECOAR))) Global é um colectivo anti-capitalista baseada na Galiza. Produzem materiais de divulgação e fazem parte da campanha Futuro sin Carbon (Futuro sem Carvão em português).

Organizámos acções e formações conjuntas com ECOAR))) Global e fazemos parte da campanha ibérica 2020 Rebelión por el Clima.

*

Ecologistas en Acción é uma confederação de mais de 300 grupos ecologistas no Estado Espanhol, que lutam pela justiça ambiental. Estão envolvidas em várias lutas ligadas à ecologia social.

Temos uma relação forte com a Ecologistas en Acción. Estiveram presentes nos Encontros Nacionais pela Justiça Climática, nos IV Encontros Internacionais Ecossocialistas, e no Camp-in-Gás. Iniciámos conjuntamente a campanha ibérica 2020 Rebelión por el Clima no âmbito do By 2020 We Rise Up e fazemos parte da coordenação dela.

*

Ende Gelände (Fim da Linha em português) é uma aliança abrangente contra o carvão, que une colectivos de base, ONGs e organizações partidárias de esquerda numa luta anti-capitalista pela justiça climática. Ende Gelände organiza acções de desobediência civil em massa nas minas de carvão na Alemanha em que milhares de activistam invadem as minas de linhite, bloqueando as máquinas para parar as operações.

Organizámos idas de Portugal às acções da Ende Gelände em 2017 e em 2019, tivemos activistas da Ende Gelände nos Encontros Nacionais pela Justiça Climática para partilhar as suas experiências connosco.

*

Limity jsme my (Os limites somos nós em português) é um colectivo de base na República Checa que luta contra carvão. Organizam acções de desobediência civil e acampamentos pelo clima.

Partilhamos experiências e estratégias com Limity jsme my na rede Climate Justice Action.

*

Reclaim the Power é uma rede de acção directa no Reino Unido que luta pela justiça social, ambiental e económica. Reclaim the Power visa construir um movimento alargado em solidariedade com as comunidades de linhas de frente para confrontar as indústrias destrutivas e as forças sociais e económicas que conduzem a crise climática. Reclaim the Power organizou várias acções massivas contra fracking e carvão.

Tivemos os activistas da Reclaim the Power no Encontros Nacionais pela Justiça Climática e participámos na semana de bloqueio contra fracking, Block Around the Clock, em Junho de 2018.

*

System Change Not Climate Change é um colectivo pela justiça climática em Áustria. SCNCC luta em várias frentes como por exemplo a luta contra a expansão do aeroporto de Viena e os Klimacamp bei Wien.

Participámos nos acampamentos pelo clima em 2018 e 2019, e trabalhamos com a SCNCC activamente no âmbito da rede Stay Grounded.

***


Colaboramos regularmente com:

350.org é uma ONG internacional de pessoas que trabalham para acabar com a era dos combustíveis fósseis e construir um planeta movido pelas energias renováveis. Neste sentido, defendem três premissas a nível global: uma transição rápida e justa para 100% de energias renováveis, terminar com todos os novos projetos de combustíveis fósseis e acabar com qualquer tipo de investimento em “energia suja”.

Trabalhamos com 350.org nas preparações das Marchas Mundiais do Clima e nas lutas contra os contratos de hidrocarbonetos em Portugal.

*

Corporate Europe Observatory é uma organização que pretende trazer à luz os lobbies a decisões de políticas europeias que decorrem à porta fechada, expondo casos de informação privilegiada e portas giratórias. CEO tem campanhas contra os tratados de comércio livre e os mecanismos de arbitragem privada paralela à justiça nacional.

Temos uma forte relação e estamos em contacto permanente com a CEO. Co-organizámos formações contra lobbying e aprendemos deles o conceito de Passeio Tóxico (Toxic Tour). Participamos na campanha Fossil Free Politics (Política Livre de Combustíveis Fósseis), que exige expulsão da indústria de combustíveis fósseis dos processos deliberativos na Europa e rejeição de parcerias entre os decisores políticos e as empresas de combustíveis fósseis.

*

Counter Balance é uma coligação europeia de ONGs, que pretende evidenciar as contradições que existem entre o investimento público e privado num caminho para um futuro sustentável. Fazem campanhas de denúncia, de informação e de lobbying.

Colaboramos com Counter Balance através de formações e elaboração de relatórios. Mais recentemente, fizemos parte da campanha Fossil Free EIB (BEI Livre de Fósseis) que exige que o Banco Europeu de Investimento deixa de financiar projectos de combustíveis fósseis.

*

Extinction Rebellion é uma rede internacional que usa acção directa não-violenta e desobediência civil para persuadir os governos a agir justamente sobre a emergência climática e ecológica.

Fizemos parte das preparações da Semana de Rebelião 15-21 de Abril de 2019 e da Rebelião em Lisboa no 27 de Setembro de 2019. Mais recentemente, declarámos que vamos participar nas dinâmicas internacionais da Extinction Rebellion e estamos em contacto directo e activo com o movimento.

*

Food and Water Europe é o representante europeu da ONG estado-unidense Food and Water Watch. A organização exige comida e água potável para todos promovendo o melhoramento da qualidade de vida das pessoas e a proteção do ambiente, lutando contra as corporações que colocam o dinheiro em frente do ser humano. Assim lutam contra o fracking, a privatização da água e a crescente consolidação da cadeia alimentar.

Trabalhamos com Food and Water Europe na rede Beyond Gas (Para Além do Gás) contra projectos e infraestruturas de gás fóssil. Neste âmbito, já organizámos dias de acção global, formações e conferências em conjunto.

Facebook
Facebook
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr