2020: Virar a Maré

Fluímos juntos rumo a 2020

Vamos juntar-nos para uma escalada a longo prazo da ação pela justiça climática e pela mudança de sistema!

A crise climática chegou. A meta de 1,5 graus centígrados é uma questão de vida e morte para milhões de pessoas. Atingi-la requer que os estados industrializados entrem numa via para redução das emissões antes de 2020.

Em vez disso, os estados encorajam ainda a extração e uso dos combustíveis fósseis. E este é apenas um dos desafios que enfrentamos.

Para fazer a mudança acontecer, as nossas ações precisam de atingir um escalamento massivo e de ser encaradas como uma luta comum.

Vamos assim juntar as nossas diversas lutas locais – contra minas, oleodutos ou gasodutos, contra a produção de plástico e a agroindústria, contra bancos e fronteiras. Não lutamos contra questões isoladas – em conjunto, lutamos contra as infindáveis destruições que ameaçam o ambiente, contra as discriminações e as desigualdades produzidas pelo sistema capitalista.

Vamos juntar-nos a uma enorme mobilização pela justiça climática e pela mudança de sistema, culminando num levantamento de massas em 2020.

Ao mesmo tempo, estamos a lançar as fundações de uma nova sociedade, baseada no cuidado mútuo das pessoas e do planeta. Estamos a criar redes resilientes com que seja possível cultivarmos e produzirmos, partilharmos e cuidarmos.

Eis alguma ideias sobre como tudo isto poderá parecer:

Agora: Preparar para começar

Planear as nossas lutas locais com estratégias de escalamento e expansão ao longo do tempo, começar talvez em ponto pequeno mas com objetivos ambiciosos – imaginar já como podem crescer, envolver novas aliadas e formas mais radicais ao longo do tempo. Estratégias locais a prazo mais longo vão facilitar os esforços em curso para coordenar as nossas lutas – seja através da partilha de competências, de mobilizações descentralizadas ou de convergências de massas.

2019: Ganhar impulso

Onde forem possíveis, as ações de massas inspiram e treinam a nossa habilidade para mobilizar uma enorme quantidade de pessoas. Conferências, acampamentos, e encontros delineiam a nossa visão de um futuro habitável para além do lucro.

2020: Levantamento

Para 2020, e para as batalhas que hão de vir, mobilizamos uma enorme quantidade de pessoas contra diversos alvos por toda a Europa para ações de massa de desobediência civil. De forma não violenta mas ainda mais determinada, erguemo-nos pela justiça climática global.

Tanto resistindo como construindo, entretecemos as linhas das nossas lutas para mostrar o quadro geral de como queremos viver em conjunto – em 2020 e mais além.

A campanha 2020: Virar a Maré | By 2020 we rise up é um apelo a desenvolver uma perspetiva de longo prazo e a procurar convergências. Não sabemos ainda o que vai acontecer ao certo, mas sabemos que queremos estar, que temos de estar juntos e juntas…

Mudar o Sistema e não o Clima

Facebook
Facebook
Instagram
Flickr
RSS
Vimeo