Vais marchar este sábado? Algumas dicas

Este sábado, dia 8 de setembro, milhares vão sair às ruas, com nada menos do que 730 ações em 88 países já confirmadas. Em Portugal, vamos marchar em três cidades: Lisboa, Porto e Faro.

Neste documento:

  • Faixas e pancartas
  • Palavras de ordem
  • Fotos e vídeos durante a marcha
  • E depois?

Faixas e pancartas

Temos muitas faixas e pancartas contra os combustíveis fósseis, as petrolíferas e capitalismo, e pelo clima, justiça e emprego. Todos estes materiais foram produzidos colectivamente nas sessões de preparação. Ajuda-nos transmitir as reivindicações da marcha e segura a faixa que gostas mais.18157449_433983493639269_7963512542226385232_n

Podes também desenhar e levar o teu pancarta com a mensagem que querias partilhar com outros manifestantes e com o público geral.

Palavras de ordem

Algumas palavras de ordem estão aqui: Gritos clima v2 . (Entretanto, a malta do Porto também preparou um outro ficheiro: Pregões para a marcha_porto) Vamos ter algumas pessoas com megafones a dinamizar a marcha. Traz a tua energia (renovável) e partilha a tua força com tod@s. A marcha é um espaço político popular para manifestarmos-nos e reivindicarmos um planeta justo e habitável.

Novas ideias também são sempre bem-vindas.

Fotos e vídeos durante a Marcha Mundial do Clima

Queres ajudar na produção de imagens da marcha? Vais andar com a tua câmara durante a marcha e gostarias de partilhar as tuas fotos com toda a gente?

Aqui ficam algumas dicas.40854031_1073181206196906_6329690271315394560_n

Temos duas checklists em inglês para te ajudar preparar.
Checklist for taking photos in actions
Checklist for filming in actions and events

Se quiseres partilhar as tuas fotos nas redes sociais, usa o hashtag #RiseforClimate . (Não te esqueças de tornar os teus posts de Facebook públicos, senão só os teus amigos terão acesso a estas fotos.)

  • Vamos criar um álbum de imagens das marchas. Logo no dia 8 à noite, envia as tuas fotos preferidas para marcha8set [-at-] salvaroclima.pt. É essencial que as envies logo que possas, porque vamos compilar as fotos para ter o álbum pronto no domingo de manhã.
  • Vamos também fazer um pequeno vídeo das três marchas em Portugal. Envia todos os teus vídeos logo no dia 8 à noite para marcha8set [-at-] salvaroclima.pt. É essencial que os envies mal possas, porque vamos editar o vídeo para ser publicado logo no domingo.

E depois?

Em Lisboa e no Porto, estamos a preparar Formações em Ativismo Climático para (ré-)lançar atividades e organizar novas ações. Para teres alguma ideia, podes explorar Parar o Furo, Empregos para o Clima e Virar a Maré.

Em Lisboa, logo à seguir a marcha, temos uma conversa às 21h00 no Mob: Política climática de bases: conversa sobre a campanha Empregos para o Clima em Portugal

Segue o nosso site e página de Facebook para mais detalhes e novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo