O que vai acontecer este Setembro-Outubro?

A primeira onda de mobilizações no âmbito da By 2020 We Rise Up (na península ibérica 2020 Rebelión por el Clima) está à porta. Mas o que vai acontecer exactamente?

20-26 de Setembro: Semana pelo Clima

Vamos lançar as mobilizações no dia 20 de Setembro, dando início à Semana pelo Clima. Entre 20 e 26 de Setembro, os colectivos envolvidos (www.salvaroclima.pt) vão organizar iniciativas para alertar sobre a crise climática e para exigir verdadeira acção climática. De sessões de cinema a acções directas não-violentas, a semana conta com dezenas de iniciativas. Em Portugal, várias câmaras municipais também aderiram à Semana e vão organizar eventos próprios. Existe um mega-mapa global que mostra todas as acções a nível global durante a semana: https://globalclimatestrike.net/#join .

A nível internacional, vários movimentos optaram por organizar uma greve no dia 20 de Setembro para antecipar a Cimeira de Clima da ONU em Nova Iorque que vai começar no dia 23 de Setembro. Nós já vimos muitas destas cimeiras e não temos muitas expectativas dela. Vamos organizar acções durante a cimeira, e vamos à greve no dia 27 de Setembro.

27 de Setembro: Greve Climática Global

Dezenas de organizações juntam-se às estudantes por uma Greve Climática Global. O movimento pela justiça climática exige cancelamento de todos os novos projectos de combustíveis fósseis, neutralidade carbónica em Portugal até 2030 e milhares de Empregos para o Clima no sector público por uma transição energética justa (http://salvaroclima.pt/por-uma-greve-climatica-global/).

Como nas edições anteriores, estão marcadas marchas em várias cidades de Portugal, desta vez pela tarde (https://globalclimatestrike.net/#join).

Isto será o pico da onda das mobilizações. E no pico, começamos a surfar.

27 de Setembro: Rebelião em Lisboa

Logo a seguir à Greve Climática, várias activistas vão fazer uma acção pacífica de desobediência civil disruptiva na cidade de Lisboa.

Convocada pela Extinction Rebellion Portugal (rebeldespelavida.climaximo.pt), a acampada pretende bloquear uma rua principal no centro da cidade.

Ao mesmo tempo, vão acontecer acções semelhantes em outros territórios da península ibérica.

30 de Setembro: Um Plano Social para uma Transição Energética Justa

Esta primeira onda de mobilizações apontará também para os próximos passos da luta pela justiça climática.

Com um trabalho colectivo de dez meses, a campanha Empregos para o Clima identificou 10 medidas que devem ser realizadas durante a próxima legislatura. É um plano complexo e multi-sectorial, com todas as metas a combater as injustiças sociais, a criar emprego e a reduzir as emissões drasticamente (www.empregos-clima.pt).

No dia 30 de Setembro, vai ser apresentado publicamente este Plano Social para uma Transição Energética Justa, que oferece uma série de reivindicações concretas ao movimento pela justiça climática.

7 de Outubro: Rebeldes sem Fronteiras, Madrid

No dia 7 de Outubro, várias ondas de mobilização nos territórios vão culminar em Madrid numa acção de desobediência civil centralizada.

Nesse dia vai começar a Rebelião Internacional, convocada por Extinction Rebellion, com acções já confirmadas em Londres, Madrid, Paris, Berlim e Nova Iorque.

A acção em Madrid é organizada por Extinction Rebellion Espanha e 2020 Rebelión por el Clima (www.extinctionrebellion.es/portal).

De Portugal, estamos a organizar autocarros para nos juntarmos ao pico internacional da onda.

E depois?

Isto é só o início das mobilizações do By 2020 We Rise Up. Estamos a preparar mais duas ondas de mobilizações no início do próximo ano.

Para sermos cada vez mais e mais fortes, queremos envolver o máximo número de pessoas no movimento.

No dia 1 de Outubro, com algum cansaço das acções, o Climáximo vai ter uma Reunião Introdutória para explicar os valores, o funcionamento e as próximas acções do colectivo.

No dia 12 de Outubro, o dia inteiro, temos uma Formação em Activismo Climático no Impact Hub em Lisboa, aberta e gratuita (sujeita a inscrição prévia por razões logísticas).

Como podes envolver-te?

Se fazes parte duma organização, fá-la juntar-se à greve. Organizem eventos durante a Semana pelo Clima e participem na Greve Climática do dia 27 de Setembro.

Se não fazes parte duma organização, vê a lista das organizações no site da greve e considera onde podes exprimir-te melhor e onde podes ser mais útil.

Se queres fazer parte das acções de desobediência civil, a Extinction Rebellion Portugal está a organizar formações de desobediência civil durante esta semana.

E o mais importante: espalha a palavra, participa nos eventos e nas acções, segue as novidades da luta e pensa qual seria a melhor forma de envolvimento para ti nesta causa.


#By2020WeRiseUp #2020rebeliónporelclima #climatestrike #greveclimática #extinctionrebellion

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Facebook
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr