Climáximo lança programa crítico “Quarentena Climática”

Esta sexta-feira o Climáximo, colectivo pela justiça climática, lançará um programa informativo em vídeo, podcast e texto chamado “Quarentena Climática”, publicado nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter e Spotify, introduzindo uma perspectiva crítica sobre a crise do coronavírus, a crise financeira e económica e a situação de emergência climática em que continuamos a viver. O primeiro programa será divulgado hoje a partir das 18h nestas redes sociais com o hashtag #quarentenaclimática.

*

Este programa multiplataformas contará com a participação de activistas, investigadores e convidados que apresentarão perspectivas críticas para a compreensão da articulação simultânea das várias crises em que hoje vivemos, no clima, na economia e na Saúde Pública, abrindo espaço a um debate que necessita começar a ser feito desde já: o que vai acontecer nos próximos tempos e em particular depois do surto de coronavírus, que deixará uma crise económica e uma recessão como futuros próximos.

Dividido em segmentos, o programa terá o “zombie do dia”, os sectores privados que já estão de mão estendida para os Estados, o “Não alimentem os monstros” para expor os resgates que já começaram a ser feito através de financiamentos públicos e linhas de crédito a empresas e indústrias que têm de ser desmanteladas, como os fósseis, assim como a penetração de ideias profundamente degradantes de travar populações e privá-las de apoios na Saúde. Em todos os episódios haverá ainda uma actualização da crise climática que não desacelera por causa do coronavírus, mas cujos efeitos são mascarados pela enorme incidência informativa sobre os mesmos.

Porque estamos em quarentena, podemos ver com os nossos próprios olhos que o sistema falhou. Não sabe responder à crise climática e está a debater-se com as novas crises associadas ao coronavírus.

De dois em dois dias existirá um novo “Quarentena Climática”, com diferentes participantes e divulgado no site do Climáximo, nas redes Facebook, Instagram, Twitter e Spotify com o hashtag #quarentenaclimática. O primeiro episódio sairá hoje, sexta-feira 13 de março, às 18h (GMT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
RSS
Vimeo
Flickr