Ep1 – Alerta Quarentena Climática!

Este é o primeiro segmento do programa Quarentena Climática, do Climáximo, hoje uma conversa entre a Maria Mesquita e o João Camargo. Ao longo das próximas semanas teremos análise política, económica e social das três crises que se estão a desenrolar em paralelo: a crise de saúde pública do coronavírus, a crise económica e financeira e a crise climática. Temos de preparar-nos um novo futuro que já está a acontecer. Mais tarde será divulgado o vídeo do Zombie do Dia. Este é o nosso primeiro programa, só vamos melhorar daqui para a frente!

O Zombie do Dia é a Associação do Alojamento Local em Portugal. Na Quarentena Climática, a rubrica Zombie do Dia irá divulgar as empresas e sectores que no contexto de crise económica e financeira associada ao coronavirus vão pedir os resgates com os dinheiros públicos para se manterem à tona de água.

No primeiro episódio da #quarentenaclimática, a rubrica “Não alimente os Monstros” fala do governo dos Estados Unidos e da indústria de fracking (fracturação hidráulica) de petróleo e gás dos Estados Unidos, que com a queda da procura e com a queda abrupta do preço do petróleo já está de mão estendida para o estado. O mais grave é que Trump provavelmente quer mesmo salvar estes coveiros da Humanidade, responsáveis pelo colapso climático.

Na última rubrica do primeiro episódio da Quarentena Climática, João Camargo, investigador e activista do Climáximo, faz uma actualização da situação climática, em particular do último ano de 2019. Não podemos esquecer que a crise climática continua a ser o maior desafio que a Humanidade já enfrentou. Enquanto a crise do Coronavirus é acompanhada permanentemente, é preciso recordar que o clima continua numa situação de profunda instabilidade. Cá estaremos para fazer todas as actualizações necessárias. Acompanhem-nos em #quarentenaclimática #climavirus .


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
RSS
Vimeo
Flickr