Ep5 – Pandemia climática

O 5º episódio da quarentena climática já está disponível! Começamos hoje o nosso episódio com uma entrevista à ativista climática Alice Vale de Gato sobre como a crise do coronavírus se assemelha a algumas das crises que podemos vir a enfrentar com o colapso climático e como evitar que as respostas erradas dadas a esta pandemia se continuem a reproduzir nas respostas dadas a crise climática.

Foi declarado o Estado de Emergência e pede-se a todas que fiquem em casa para evitar a propagação do Coronavírus. No entanto há muitas trabalhadoras que são obrigadas a ir trabalhar e muitas delas sem possibilidade de respeitar as regras de higiene e distanciamento entre pessoas.

Neste vídeo o Danilo, ativista do Climáximo e sindicalista do Sindicato de Trabalhadores de Call Center, fala-nos da situação das trabalhadoras de call center, que entram amanhã em greve para exigir o teletrabalho.

Donald Trump anuncia comprar milhões de barris de petróleo às empresas nacionais de combustíveis fósseis que pode custar mais de 2 mil milhões de dólares, num país que não tem serviço nacional de saúde e que têm que lidar agora com a vaga do coronavírus. Não chegou já o tempo e a hora de parar de alimentar os monstros?

Explosão de borboletas; clima – água – doença, nexo fatal, Glaciar ameaça subida rápida do nível médio do mar

Neste estado de emergência climática, o activista e investigador em alterações climática João Camargo fala sobre:

  • a surpreendente recuperação das populações de borboletas do Reino Unido em 2019,
  • o nexo entre a escassez de água, a redução da qualidade da água, a crise climática e a maior difusão de doenças,
  • a desestabilização do glaciar de Denman, na Antártida, cujo colapso pode levar a uma subida repentina do nível médio do mar em 1,5m.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
RSS
Vimeo
Flickr