4 Vídeos: Gás fóssil, a verdadeira história

Os vídeos têm legendas disponíveis em espanhol, croata, grego, italiano, macedónio, francês, alemão, polaco, português e inglês. Para activar as legendas, clica no botão de configurações no canto inferior direito – podes escolher o teu idioma e o tamanho das legendas.

Podes usar estes vídeos nas tuas redes sociais, eventos informativos, workshops e afins. Juntos, vamos pôr um ponto final nos mitos do gás fóssil!

Mais informações: www.gastivists.org ; www.gasparatras.pt


O que é o gás? O gás é limpo? Pode ajudar-nos a avançar na direcção de uma Transição Justa? Bem, não.

A indústria do gás fóssil, os seus lobbies, financiadores, agentes publicitários, estão a gastar milhões todos os anos para espalhar a narrativa falsa de que o gás é limpo e nos pode ajudar a largar os combustíveis fósseis. A verdade é que o gás é um combustível fóssil e é agora o maior responsável pelo aumento das emissões de gases com efeito de estufa. A verdadeira história do gás fóssil é uma história de neocolonialismo, de injustiça, de comunidades afectadas em todo o mundo, enquanto milhões são investidos em infraestruturas de gás para que a indústria de combustíveis fósseis continue a prosperar. Isto tem de acabar.

Para ajudar a desmascarar os mitos sobre o gás fóssil, reunimos uma série de 4 animações que abordam algumas das maiores mentiras que esta indústria nos está a contar e que expõem os impactos reais do gás em todo o mundo.

1. Gás fóssil: parte do problema, não da solução

O gás fóssil está a gerar injustiças, neocolonialismo e destruição em todo o mundo. A indústria e o lobby enchem os bolsos dos políticos para vender o gás como a solução que o nosso clima estava a precisar. Mas nós sabemos melhor do que isto, nós conhecemos os impactos reais e desastrosos do gás fóssil nas nossas comunidades e no clima, e, por todo o mundo, lutamos contra o gás fóssil.

2. A Europa quer fazer O QUÊ?!

Ao mesmo tempo que se afirma como líder climática, a UE está a dar prioridade a projectos de gás fóssil e a destruir as nossas comunidades e o clima. O gás fóssil é incompatível com um “Green Deal” para a Europa e com a Transição Justa necessária para as pessoas e para o planeta.

3. O gás limpo é uma mentira suja!

De onde vem o gás fóssil e o que há de errado com ele? *Spoiler alert* MUITO! Os terminais de gás, gasodutos e fracturação hidráulica (“fracking”) têm um impacto e obrigam à deslocação de comunidades, e o metano escapa-se para a atmosfera a cada passo do processo.

4. Abandonar o carvão, e o gás!

Não aos combustíveis fósseis significa não ao carvão e não ao gás! A indústria de combustíveis fósseis quer saltar de uma energia suja para a outra, passando do carvão ao gás fóssil, levando-nos directamente ao colapso climático. Sabemos que há uma maneira melhor: Transição Justa!


Mais informações: www.gastivists.org ; www.gasparatras.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo