Ep8 – O Covid19 é bom para o clima?

Conversa entre Sinan Eden e João Camargo sobre a crescente ascensão do discurso de que o coronavírus é bom para a luta climática e bom para o ambiente, desmistificando este discurso determinista e positivista sem base na realidade.


Zombie do Dia #8 – Multinacionais vs Proprietários | Com a medida do governo alemão da suspensão de despejos por incumprimento do pagamento de rendas, empresas multinacionais como Adidas, H&M e MediaMarkt decidiram organizar-se e não pagarem rendas nas suas lojas fechadas. Esta medida para apoiar as familias e empresas mais vulneráveis está a ser aproveitada por este zombie dos lucros para fazer frente a outro zombie, o mercado imobiliário, que já se pronunciou e anunciou que esta atitude poderia ser o inicio do seu fim. E que tal aproveitarmos e deixarmos morrer estes 2 zombies?


Não Alimente os Monstros #8 – Autoestradas vazias, Estado paga | Os contratos celebrados entre as concessionárias das autoestradas e o Estado permitem às operadores exigirem compensações ao Estado quando os mínimos dos seus rendimentos não são alcançados. Em tempos de coronavírus, com a diminuição do tráfego nas autoestradas, e se as cláusulas dos contratos forem cumpridas, o Estado terá de gastar, em média, mais 675 mil euros por dia em compensações com as concessionárias, dinheiro que podia, e devia, servir para responder à crise que vivemos.


Anti-Virus #2 – Solidariedade na Auto-Europa | Com a declaração do estado de emergência vários sectores, embora não sendo essenciais, continuaram a laborar. Não é o caso da Auto-Europa, embora esta fosse a vontade dos patrões desta fábrica, mas graças à resistência dos trabalhadores, estes conseguiram levar ao seu fecho. Apesar deste fecho, vários trabalhadores voluntariam-se para produzir viseiras que já estão a ser entregues ao Hospital de S.Bernardo, em Setúbal, e ao Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.


Estado Emergência Climática #8 – O pior ano dos últimos 100 na Austrália, Seca na Tailândia, Japão


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo