Ep9 – As desigualdades face ao COVID19

Quarentena Climatica #9 – As desigualdades face ao COVID19 e o caso de França | Vivemos numa sociedade desigual, e essas desigualdades refletem-se na forma como a quarentena imposta pela pandemia global é vivida. No caso de França, a situação ainda tem sido exacerbada pelo executivo de Macron, onde uma lei draconiana aproveita para limitar direitos fundamentais e expandir horários de trabalho sobre o argumento da quarentena. Diretamente de França, a Noemi à conversa com o João Reis explica o que se passa.


Zombie do Dia #9 – Salvar as pessoas e não as touradas | No estado espanhol, a milionária Indústria Tauromáquica, que lucra com a barbárie, pediu um resgate no valor de 700 milhões de euros para compensar as perdas devido à pandemia de #Covid19. Tal como em Portugal, esta é uma actividade de elites, que já se mantém com demasiados apoios públicos. O dinheiro que é de todos não pode ser usado para financiar a tortura animal, sobretudo quando se enfrentam verdadeiras emergências de saúde pública e climática; o financiamento público deve ser usado para salvar as pessoas, não as touradas.


Não Alimente os Monstros #9 – O monstro húngaro | O Parlamento Húngaro aprovou o prolongamento por tempo indeterminado do estado de emergência.A extensão dá poder ao primeiro-ministro, Viktor Orbán, para alterar e suspender leis sem precisar da aprovação do Parlamento. Não podemos consentir a um estado onde existe um domínio de um partido sobre as instituições, onde a corrupção é sistemática e onde a liberdade de imprensa está fortemente condicionada. Chega de alimentar o monstro da extrema direita.


Vizinho do Lado #1 – Resposta Feminista com A Coletiva | Para o 1º episódio do Vizinho do lado temos connosco a Andreia Quartau de A Coletiva para nos dar a conhecer mais acerca dos desafios que a nova pandemia traz à luta feminista. Não percam este episódio em que falamos sobre problemas e respostas que o feminismo pode dar à crise do covid19, bem como à que crise que se seguirá, abordando temas como a violência doméstica, a crise nos cuidados, os planos da Coletiva para um futuro justo, feminista e sustentável e muito mais.

Convidamos-te também a ver como tornar a tua quarentena feminista e o artigo da Coletiva no site da GCE .


Estado de Emergência Climática #9 – Grande barreira de coral, Brasil e mapa da água subterrânea |  O João Camargo apresenta o Estado de Emergência Climática ao vivo e fala sobre a contínua crise climática em tempo de coronavírus e crise económica.



Temos também duas traduções que gostaríamos de destacar neste episódio:

Neste momento em que os decisores tomam medidas para garantir o alívio imediato e a recuperação a longo prazo, é imperativo que considerem as crises inter-relacionadas da desigualdade na distribuição da riqueza, do racismo e do declínio ecológico – em especial a crise climática, as quais estavam a ocorrer muito antes do COVID-19 e que agora correm o risco de serem intensificadas.

Este é um momento para se ser decisivo no salvamento de vidas e para se ser ousado na construção de um futuro genuinamente mais saudável e mais justo através de uma Recuperação Justa.

Nós, as organizações abaixo-assinadas, pedimos uma resposta global ao COVID-19 que contribua para uma recuperação justa. Em todos os níveis, as respostas devem manter estes cinco princípios. Ler mais.

Inclusive em tempos de distanciamento social, construir uma resposta social colectiva à pandemia é a nossa única salvação. Ler mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo