Ep11 – Nacionalizações e o COVID-19

Quarentena Climática #11 |As nacionalizações estão em marcha e resta saber para que vão ser feitas. Se para salvar os lucros, ou as pessoas.

Ainda sobre este tema, temos dois artigos:

Dinheiro Público para Salvar o Lucro – Os Bancos Centrais e a COVID-19 – João Reis

A economia frágil alimentada por dívida e baseada em cadeias de distribuição esticadas por todo o mundo – muitas das vezes superfluamente – exerce um efeito multiplicador, potenciador da escala do colapso. A quebra nos indicadores económicos é de tal ordem que ainda estando no início já promete ficar para a história das grandes crises financeiras. Já apelidada de Great Lockdown pelo FMI – colocando-se ao lado da Great Depression dos anos 30 e da Great Recession do início deste século – a turbulência nos mercados tem sido grande.

Resgatar petrolíferas é um crime contra a Humanidade – João Camargo

Na segunda-feira o mercado de futuros de petróleo do West Texas fechou a negociar em 37 dólares negativos o barril. Não existe paralelo histórico para isto. É o tempo em que vivemos: a História não acabou nem abrandou. No entanto, também não faz sentido achar que o mundo se descontrolou repentina e inadvertidamente. Os riscos sociais, económicos e ambientais do capitalismo global sempre estiveram presentes e sempre foram ignorados na troca pelo rendimento rápido e sem restrição. Hoje começamos a sentir esses efeitos. É também o tempo de escolher entre assistir à História ou participar nela.

Também mencionado no vídeo é a carta aberta da Rede Internacional Stay Grounded (em Portugal, a campanha ATERRA):

#SavePeopleNotPlanes: Linhas Vermelhas para os Resgates à Aviação

Exigimos: 1. As pessoas primeiro, 2. Uma transição justa: rumo a uma mobilidade respeitadora do ambiente, 3. Não há impostos? Não há resgates!


Visto ao Microscópio #1 – A Destruição da natureza está a aumentar as doenças? | Hoje, Visto ao Microscópio, nova rubrica da Quarentena Climática, com leitura de Andreia Ferreira e tradução de Mariana Ferreira, atravessando as florestas destruídas e os ecossistemas devastados, para chegar aos mercados húmidos e às pandemias letais.

Podes ler o texto completo aqui: A ponta do iceberg: será a destruição da natureza responsável pelo novo Covid-19? (Guardian)


Anti-Vírus #3 – Reconversão industrial para salvar vidas e empregos | Trabalhadores em luta: General Electric prefere poupar trocos a poupar vidas e empregos. Os trabalhadores do sector da aviação da General Electric nos EUA, face a despedimentos e layoffs, levaram a cabo um protesto exigindo a reconversão das fábricas paradas para a produção de ventiladores, em falta crítica no país para fazer face à pandemia de #Covid19. Da mesma forma, existem também soluções para a emergência climática que passam pela reconversão industrial e pela criação de Empregos para o Clima


Vizinho do Lado #3 – Direito à habitação | Neste terceiro episódio do Vizinho do Lado temos connosco as vizinhas Alessandra e Teresa, do coletivo Rés-do-Chão – Direito à Habitação, para nos dar a conhecer um bocadinho dos projetos que realizaram no passado, e que respostas têm preparadas para colmatar as dificuldades neste momento de pandemia mundial. Falamos um pouco sobre as medidas que o governo prevê em Estado de Emergência, bem como tantas outras medidas que são necessárias adotar. Não percam este episódio, em que tentamos dar respostas às várias preocupações que xs estudantes e a restante sociedade civil sentem diariamente. Falamos de como fazer quarentena sem casa, e sobre como ter casa é mais do que ter o rés do chão, é ter todas as condições sanitárias e de segurança, necessárias a uma vida digna. Como diz a Alessandra, juntxs somos mais fortes; e Ninguém Fica para Trás.


Não Alimente os Monstros #11 – Indústria Automóvel | Produtores de automóveis querem fugir a obrigações ambientais. Parece que a crise do coronavírus está a servir de desculpa para as empresas produtores de automóveis não cumprirem as novas obrigações legais no que respeita à diminuição de emissão de gases com efeito de estufa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
RSS
Vimeo
Flickr