Ep12 – COP cancelada, Acordo do Movimento?

Quarentena Climática #12 – COP cancelada, Acordo do Movimento? | A COP FOI CANCELADA. E O MOVIMENTO, COMO AVANÇA? A quarentena climática de hoje foi entre a Alice Gato, a Matilde Alvim e o João Camargo e falou-se sobre o momento que atravessamos e o Acordo de Glasgow que está a ser construído entre os movimentos pela justiça climática e social.

Mais sobre esta discussão:

Crise climática: colapso do institucionalismo e um acordo para o futuro – João Camargo

Governos e instituições continuam a tratar a crise climática como se ela não existisse, apesar de ser inequívoco o precipitar dos piores cenários das alterações climáticas antes mesmo dos tempos previstos.

Climate: institutional collapse and a new agreement to win – João Camargo

The postponement of COP-26 in Glasgow, announced this week, is a decisive defeat for the longstanding impotent institutionalism made evident by the climate crisis.


Não Alimente os Monstros #12 – Palavra Turquemenistão | No passado dia 31 a palavra coronavírus foi banida no Turquemenistão. As pessoas são presas pelo simples uso de máscara ou do nome da doença em público, mesmo que seja apenas numa conversa entre amigos. O regime ditatorial afirma que não tem casos, apesar do seu vizinho, o irão, ser um dos países mais afectados pelo coronavírus no mundo. Fingir que o problema não existe não o resolve. O mesmo se aplica com as alterações climáticas. Políticas negacionistas como a que existe nos Estados Unidos certificam-se apenas de uma coisa: que estamos no bom caminho, para o caos climático…


Vizinho do Lado #4 – Covid-19 e a crise económica | Novo segmento do vizinho do lado! No episódio de hoje, o nosso vizinho é o professor e economista Ricardo Paes Mamede, com quem conversámos sobre o sistema económico e a maneira como este reage a problemas como a pandemia atual e as alterações climáticas. Falámos também sobre a resposta económica dos governos à paralisação da economia e a sustentabilidade do capitalismo não só em termos de meios de produção, mas também em termos da instabilidade que este causa com as suas crises e recessões cíclicas, sendo que uma crise deste tipo e que terá graves consequências se está a aproximar. Ele deixa-nos no fim com a mensagem que devemos usar este tempo de quarentena para olhar à nossa volta e pensar em novas maneiras em como possamos viver em comunidade, de uma forma melhor e mais sustentável. Nāo percam este episódio: a estudo interseccional entre a luta ambientalista e a economia é de grande importância para a luta efetiva pela justiça climática e uma transição para um modelo económico que seja justo para todxs.


Visto ao Microscópio #2 – Entrevista a Robert Pollin | A economia americana está a ruir como um baralho de cartas, como salvar já as pessoas? Hoje, Visto ao Microscópio, nova rubrica da Quarentena Climática, com leitura de Mariana Gomes de uma entrevista a Robert Pollin, economista americano, dado ao site TruthOut.

Podes ler o artigo completo aqui: Estamos perante um colapso económico em plena pandemia. O que fazemos agora importa. – Robert Pollin


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo