Ep16 – Afinal há dinheiro para o Clima ou para o Capitalismo?

Quarentena Climática #16 – Afinal há dinheiro para o Clima ou para o Capitalismo? | O dinheiro subitamente apareceu para salvar o capitalismo, e os bancos centrais estão prontos a imprimir dinheiro. Até agora não existia dinheiro para o Clima, porque passou a existir para o capitalismo?

Sobre este tema, a campanha Empregos para o Clima traduziu estes dois artigos, que podes também gostar de ler.

Há um interesse crescente num “Green New Deal” mas muito pouca discussão, entre aqueles a favor, em relação à natureza desafiadora das transformações económicas requeridas, ao papel necessário do planeamento e propriedade pública em moldá-lo, ou às estratégias necessárias para institucionalizar uma voz forte para a comunidade de trabalhadores, no processo e no resultado final. Nesta série de duas partes, parto da experiência da Segunda Guerra Mundial, quando o Estado foi forçado a uma rápida conversão da produção de civil a militar, para promover e concretizar esta discussão.

Na Parte II, discuto os esforços dos sindicalistas para democratizar o processo de transformação durante o período da guerra, a fim de afinar o nosso pensamento sobre a melhor forma de organizar um movimento de trabalho comunitário para um ”Green New Deal”. Durante esse período, muitos sindicalistas lutaram contra forças políticas poderosas para abrir espaço para novas formas de planeamento económico com o envolvimento institucionalizado da comunidade de trabalhadores.


Não Alimente os Monstros #15 – Restrição do Aborto na Polónia | Para limitar ainda mais o direito ao aborto. Se essa lei for aprovada, o aborto poderia ser proibido mesmo quando o feto apresenta malformações graves, o que representa atualmente mais de 95% dos casos de aborto naquele pais. Mas mesmo nessa crise sanitária as mulheres polacas conseguiram organizar manifestações online, carros foram pelas ruas com cartazes nas janelas, e mulheres vestidas de preto protestaram sozinhas nas rua onde não são autorizadas encontros de mais de duas pessoas. O parlamento decidiu então congelar essa lei ou seja transitar essa lei a outras sub-commições. No entanto, esta não fui abandonada, apenas será discutida mais tarde. O aborto é um direito. Não alimente o monstro.

Jaulas para cães, repressão, censura, vigilância, poderes policiais reforçados… Os partidários do autoritarismo estão a ter o seu momento.

Enquanto a maioria dos governos em qualquer parte do mundo enfrenta a crise do coronavírus, que não tem precedentes, a fazer o que é necessário para proteger os seus cidadãos e as suas economias, dezenas de outros governantes estão a aproveitar este momento como uma oportunidade para aumentar a repressão e para consolidar os seus poderes.


Estado de Emergência Climática #12 – O maior corte de emissões em 100 anos e não chega | Estado de Emergência Climática, com João Camargo. Corte de 5,5% das emissões em 2020, mas precisamos 7,6%, o que significa que nunca será por acidente, só por intenção, que travaremos a crise climática. Na Austrália, primeiros passos de geoengenharia em branqueamento de nuvens para travar o colapso da Grande Barreira de Coral e no sudoeste dos Estados Unidos, a maior seca dos últimos 500 anos alimentada pelas alterações climáticas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
Vimeo
RSS
Flickr