Ep17 – Que políticas públicas climática depois do Coronavírus?

Quarentena Climática #17 – Que políticas públicas climática depois do Coronavírus? | Debate com Luísa Schmidt, Pedro Matos Soares e João Camargo na Quarentena ao Vivo!

Neste âmbito, temos também uma leitura para ti.

A “financeirização” da economia é baseada em ativos do mundo real que são usados para coisas do mundo real, tal como petróleo para fornecimento de energia, e são negociados nos mercados financeiros por investidores especulativos de forma a gerar lucro. Geralmente, esta troca acontece num computador, sem que os proprietários de barris de petróleo tenham que lidar com eles como entidades físicas. A queda drástica do preço do petróleo aconteceu porque os negociantes perceberam que o colapso na procura implica que eles tenham que realmente receber e armazenar este ativo. Eu suspeito que empresas comerciais como a Barclays e o Citigroup não têm muito espaço para armazenamento de barris de petróleo nas caves das suas sedes.


Vizinho do Lado #8 – A situação atual do ensino e interseccionalidade | No episódio de hoje estivemos à conversa com a Inês Tecedeiro da Brigada Estudantil, plataforma que nasceu da necessidade de dar mais força ao movimento estudantil unitário e interseccional em Portugal. A Inês falou-nos da ineficácia do atual sistema de e-learning, que veio acentuar desigualdades pré-existentes, e da urgência de suspender o pagamento das propinas não só nesta fase de crise pandémica, como também permanentemente, de modo a que se cumpra a Constituição da República Portuguesa, que estipula um Ensino Superior gratuito, público e democrático.


Panorama Pandémico #1 | com Noémi Mondon, Maria Mesquita e Mariana Gomes #QuarentenaClimática


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
Vimeo
RSS
Flickr