Protesto à frente do Ministério do Ambiente sublinha as ligações entre os incêndios florestais na Califórnia, a crise climática e as políticas energéticas e florestais em Portugal.

Activistas do Climáximo estiveram hoje de manhã à frente do Ministério do Ambiente com fotos dos incêndios em Austrália, na Califórnia e em Leiria, para dizer: Isto é uma única história.

*

A Califórnia está em chamas e em estado de emergência há um mês inteiro. Só em 2020 houve mais de 7 mil incêndios florestais no estado e o maior deles ardeu o dobro da área do recorde anterior.

As fotos de Los Angeles que ultrapassam a imaginação dos realizadores dos filmes distópicos mostram-nos um facto não-negável: em Janeiro em Austrália e em Agosto na Califórnia, as portas do inferno abriram-se. O que está a acontecer na Califórnia não é um acontecimento excepcional. Será a nova normalidade se não travarmos a crise climática antes do inferno entrar pela porta.

Se fosse um país, a Califórnia seria a quinta maior economia, logo antes do Reino Unido. Ter mais dinheiro não garante evitar o caos climático. Mas há coisas que o garantem:

O governador da Califórnia permitiu mais de 7 mil novos projectos petrolíferos nos primeiros anos do seu mandato, como o governo português permitiu a construção do aeroporto no Montijo. O governador da Califórnia levantou o moratório sobre fracking e gás durante o confinamento, como o governo português facilitou os despedimentos nos sectores poluentes e resgatou a TAP sem um plano de desmantelamento justo da empresa.

O governador da Califórnia fala regularmente sobre as alterações climáticas e diz que devemos combatê-las, como diz o governo português também. As palavras não param o inferno.

Existe uma causalidade directa entre o aquecimento global e incêndios florestais mais frequentes e mais fortes. Precisamos de cortar as emissões de gases com efeito de estufa urgentemente e ao mesmo tempo preparar os nossos territórios com florestação nativa e resiliente.

O Horácio, nas suas Sátiras, vira-se aos espectadores da comédia e pergunta: Porque estás a rir? Isto é a tua história a ser contada.

A Califórnia é muito longe daqui. O que está a acontecer na Califórnia é muito perto do que está a acontecer aqui.

#detefabulanarratur #estaéatuahistória

No dia 25 de Setembro, a Mobilização Climática Global vai exigir uma transição energética justa e rápida.

No dia 5 de Outubro a acção “Nós Somos os Anti-corpos” vai às ruas e vai bloquear a rotunda de Marquês de Pombal pacificamente, contra o vírus do capitalismo e para defender a “res publica”: o que deve ser de todas e todos, e o que deve ser de ninguém.


Mais informações: tinyurl.com/anticorpos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
RSS
Vimeo
Flickr