Wrap-up: Anti-corpos ocupam o Marquês de Pombal

5 de Outubro de 2020

“Para descontaminar a economia e regenerar as nossas sociedades, com uma acção pacífica e disruptiva contra os vírus que produzem a crise climática e as crises sociais que atravessamos” mais de 100 pessoas ocuparam o Marquês de Pombal, com três Reivindicações de Emergência: Neutralidade Carbónica em 2030, Serviços Básicos Incondicionais e um Limite Máximo ao Rendimento.

No dia 5 de Outubro, às 11h00, os Anti-corpos juntaram-se no Jardim Amália Rodrigues e desceram o Parque Eduardo VII. Na rotunda do Marquês de Pombal utilizaram os seus corpos para bloquear as ruas pacificamente.

A escolha do sítio, a Rotunda do Marquês de Pombal, foi baseada no Dia da República, onde os revolucionários lançaram barricadas 110 anos atrás a reivindicar a “res publica” – a coisa pública que para os Anti-corpos simboliza tudo que é de todos e todas e de ninguém.


A acção dos Anti-corpos teve três Reivindicações de Emergência: Neutralidade Carbónica em 2030, Serviços Básicos Incondicionais e um Limite Máximo ao Rendimento.


Esta acção de desobediência civil contou com mais de 100 pessoas a bloquear várias entradas da rotunda. Os manifestantes foram pacíficos ao longo da acção, de acordo com o Consenso de Acção divulgado antecipadamente pela organização, e foram retirados pela polícia depois de mais de uma hora na Rotunda.


A equipa maravilhosa do PT Revolution TV fez cobertura em directo durante toda a acção. Podes ver o arquivo aqui.


Uma parte do financiamento desta acção veio da Het X-Y Actiefonds.


Próximos passos

No dia 17 de Outubro, às 16h00, na Praça José Fontana (Picoas), vamos juntar-nos a outros movimentos na manifestação Resgatar o Futuro Não o Lucro.

No final de Outubro, vamos organizar uma Reunião Introdutória para as pessoas interessadas em conhecer melhor o Climáximo, como funcionamos e o que fazemos.

No início de Novembro, vamos ter uma Formação em Activismo Climático para formar novas activistas pela justiça climática.

Subscreve o newsletter do nosso site para receber notificações no teu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
Vimeo
RSS
Flickr