Campanha: Há mar e mar há usar e recuperar

Diversas organizações de sociedade civil juntaram-se à campanha lançada pela Sciaena “Há mar e mar, há usar e recuperar” para exigir tara recuperável.


As nossas praias e mares estão cheias de embalagens de bebidas. Ajude-nos a combater este flagelo!

Os sistemas de depósito de embalagens de bebidas conseguem evitar que milhões de embalagens cheguem aos nossos oceanos, reduzindo assim o impacto negativo no ambiente marinho.

Em 2018, Portugal comprometeu-se a implementar um sistema de depósito de embalagens de bebidas, mas tem de ser concretizado da melhor forma. Assine a nossa petição e exija ao governo que adote, até ao final do ano, um sistema abrangente e ambicioso, que inclua plástico, mas também garrafas de vidro, latas e alumínio. Os oceanos não podem esperar mais. Nós também não!

Para assinar a petição, clica aqui.


Garrafas reutilizáveis de vidro X Uso único.

Este é o impacto de uma pessoa que consome uma embalagem de bebida por dia. Em Portugal, são vendidas diariamente 9 milhões de embalagens de bebidas.

Sabes o que são os Sistemas de depósito com retorno ou Tara recuperável ?

Nos Sistemas de depósito com retorno é adicionado um valor às embalagens na hora da sua compra. Quando as embalagens são devolvidas às lojas, este valor é reembolsado.

Desta forma passamos a ter mais consciência do valor de um resíduo em vez de o tratarmos como lixo. Além disso, estas embalagens serão incorporadas novamente no sistema, através da sua reutilização ou reciclagem, evitando assim que acabem nos rios e mares.

Dar valor aos resíduos é única forma de evitarmos que acabem na natureza. Dar valor aos resíduos é única forma de evitar que se tornem lixo marinho. Dar valor aos resíduos significa dar valor a toda a vida, na terra e no mar!

A tara recuperável também pode ser aplicada para os copos, embalagens de take-away e muitos outros produtos.

Os sistemas de tara recuperável possibilitam a recuperação de mais de 95% das embalagens em circulação, enquanto o sistema vigente em Portugal recicla menos de 44%. Para onde vão os outros 56%?

Precisamos de um Sistema de depósito com retorno para todas as embalagens de bebidas em Portugal, implementado em janeiro de 2020. Não queremos que nossos resíduos sirvam de “alimento” para todos os seres vivos que habitam o oceano.

Temos de agir, todos juntos, pela saúde dos nossos oceanos!

Diariamente, 9 milhões de embalagens de bebida são consumidas em Portugal e não são valorizadas. Percebemos isso quando as encontramos por toda a parte, sem que lhes seja dado o devido valor. Muitas destas embalagens vão parar ao mar, e são a causa de morte de muitos animais marinhos.

A sua assinatura é muito importante para assegurar a saúde dos nossos oceanos!

Assine a petição para que, juntos, implementemos um sistema de tara recuperável em Portugal.

Para assinar a petição, clica aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
Vimeo
RSS
Flickr