Radar Climático – 21 de Outubro

A Manifestação do Resgatar o Futuro saiu à rua no ultimo sábado com a participação assinada por cerca de 40 coletivos e organizações, de temas que passavam por clima, feminismo, precariedade, racismo e habitação. Indo desde a Praça José Fontana ao Rossio, cerca de 150 pessoas marcaram presença.

Na Bolívia, o candidato do MAS ganhou eleições, com Luis Arce – o sucessor escolhido de Evo Morales – a ganhar as eleições com uma vantagem de 20 pontos percentuais face ao segundo colocado. Isto acontece quase um ano depois de Evo Morales ter sido afastado do poder por um golpe de estado feito por parte das forças conservadoras.
 
O gás fóssil usado para a produção de electricidade bateu record em Portugal, crescendo 7% face ao ano anterior. No acumulado do ano até Setembro o gás foi responsável por 26% da energia elétrica produzida no país. A tendência ascendente deste combustível fóssil tem sido o reverso da medalha da saída do carvão das fontes de produção energética.

A associação ambientalista Quercus reviu a sua posição contra o Aeroporto do Montijo, sendo agora contra este. No ano passado em Outubro, aquando a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu o parecer favorável ao ao desastroso projeto do Aeroporto do Montijo, a Quercus exprimiu que “considerando que não era a solução ideal mas que podia ser positiva desde que salvaguardadas medidas de minimização de impactos ambientais.”. Entretanto, em Fevereiro a direção da Quercus foi alterada.

O Governo sobe a parada na luta contra a onda de Outono da COVID19, restringindo ajuntamentos de pessoas, grandes eventos e lançando para cima da mesa o uso de máscara obrigatório na rua e instalação também obrigatória da app Stay Away COVID – entretanto largada a obrigatoriedade.

Destruição do Ártico mais rápida do que inicialmente previsto, com a plataforma Milne com 4 mil anos a desabar no mar. As temperaturas no Ártico têm subido três vezes mais do que no resto do mundo, tendo subido um grau inteiro na ultima década.

Matilde Alvim, Bianca Castro e Beatriz Rodrigues estiveram presentes para falar de ativismo climático no Podcast do jornalista Daniel Oliveira, Perguntar não Ofende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo