Radar Climático – 4 de Novembro

Metano no Ártico: Indícios de perigoso mecanismo de retroativação
Cientistas encontraram provas de que os depósitos de metano no oceano Ártico começaram a ser largados para a atmosfera. Isto significa que um novo caso de realimentação pode ter sido iniciado, cuja consequência será a aceleração do ritmo do aquecimento global. A destabilização do Ártico é um dos cenários mais críticos para as alterações climáticas abruptas. Quanto mais aquecimento mais o gelo do Ártico derrete, libertando cada vez mais metano, que faz acelerar o aquecimento, e assim sucessivamente.  Perdendo o Ártico restam poucas hipóteses para salvarmos a vida como a conhecemos.

Deslocados internos em Moçambique cresceram 27 vezes em dois anos
A região norte de Moçambique é uma região com enormes reservas de gás fóssil e está também a ser alvo de ataques terroristas. Desde 2018 que o número de pessoas deslocadas aumentou 27 vezes, sendo que actualmente 1.4% da população moçambicana está deslocada internamente. Das 86.562 famílias deslocadas, apenas 3.981 vivem em 13 centros de acolhimento e este conflito já causou entre 1.000 e 2.000 mortos.

Ativistas bloqueiam inauguração de Aeroporto em Berlim
O coletivo Am Boden Bleiben bloqueou a inauguração de um novo aeroporto em Berlim, estando vestidos de pinguins, em referência à ave que não voa e é “a mais fixe que permanece no solo”. A construção deste aeroporto foi atrasada durante vários anos, com o processo marcado por corrupção. Esta infraestrutura serve para colocar no ar mais aviões, que vão emitir mais gases com efeito de estufa, comprometendo a meta de manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 1.5 ºC . Esta acontece num contexto em que todos os esforços e investimentos são necessários para efetuar uma transição energética justa, milhões de Euros são direcionados para a aviação.

Como a crise climática afeta a saúde das mulheres de forma desproporcional
A Carbon Brief criou um mapa interactivo que compila 130 estudos científicos que analizam os impactos das alterações climáticas de acordo com o género. A análise mostra que em quase 70% dos casos, as mulheres são mais afectadas que os homens pelos impactos na saúde associados às alterações climáticas. Por exemplo, as mulheres são mais vulneráveis a morte por causa das ondas de calor (França, China e Índia) e por causa dos ciclones (Bangladesh e as Filipinas).

Furacão Eta atinge a américa central, constituindo uma aberração climática dada a altura do ano
Este é o maior furacão Atlântico desde o século XIX, sendo um furacão de categoria 4, este fenómeno anormal é o quarto desde que há registos, tendo o terceiro ocorrido em 2008.

A procura por parte dos restantes países é citada como fator decisivo de não efetuar cortes na exploração fóssil. Junto a isto, planos para hidrogénio “verde” e para a ainda fictícia captura de carbono são apresentados.

Impasse diplomático em relação a uma eventual exploração de gás continua entre a Grécia e a Turquia, e agora surge a estimativa de que as emissões associadas a esta poderiam equivaler às de França e Espanha combinadas.


A Petrolífera Total anuncia uma nova descoberta de gás fóssil na África de Sul

Mesmo face à quebra na procura mundial, novas descobertas são adicionadas ao stock mundial combustíveis, com esta exploração offshore a 175 quilómetros da costa.

A petrolífera Exxon anuncia corte nos postos de trabalho
A Exxon coloca os seus trabalhadores na primeira linha das consequências da quebra da procura de energia devido à COVID-19. 14.000 postos de trabalho serão eliminados até ao final de 2022, numa altura em que a empresa faz de tudo para manter a sua distribuição de dividendos aos accionistas.

Super Tufão Goni atinge Filipinas e faz 20 vítimas mortais
A tempestade mais forte deste ano entrou pelas Filipinas causando pelo menos 20 vítimas mortais, forçando à evacuação de várias pessoas, destruindo 20.000 casas e danificando parcialmente cerca de 55000. A escala deste tufão só é comparável à do Haiyan em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo