Radar Climático – 11 de Novembro


Secretário de Estado da Energia – João Galamba – divulga todas as reuniões que teve sobre o hidrogénio
No conjunto das mais de cinquenta reuniões divulgadas pelo Secretário de Estado da Energia, sobre o projecto de hidrogénio em Sines, não houve qualquer inclusão de membros da comunidade científica ou da sociedade civil. Foram apenas incluídas empresas do sector dos combustíveis fósseis ou similares, nomeada e repetidamente, as empresas que mais tarde viriam a ser nomeadas para o projecto, o consórcio EDP/Galp/REN. Destaque ainda para um grupo de trabalho corporativo que se reúne mensalmente, sendo os participantes: Galamba, EDP, REN, Galp, Vestas e Resilient Group. Esta divulgação surge na sequência da revelação de que João Galamba conjuntamente com Siza Vieira – ministro da economia – estarem a ser investigados pelo ministério público face a indícios de tráfico de influências e corrupção no âmbito da agenda do hidrogénio.

Governo admite avaliação ambiental estratégica do aeroporto do Montijo
A quebra na procura turística, como consequência da pandemia actual, diminuiu a pressão no actual governo para avançar com a construção do novo aeroporto no Montijo. Apesar de já haverem vários estudos que provam as fragilidades desta solução, especialmente do ponto de vista ambiental e social, só agora é que o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, abriu a hipótese de ser feita uma Avaliação Ambiental Estratégica.

Vítor Poças: “Portugal está a fazer gestão ruinosa da floresta”
Em entrevista, o Presidente Associação dos Industriais de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Victor Poças fala sobre a falta de capacidade de governação do património florestal em Portugal. Defende o investimento numa política contínua de regeneração, tratamento e expansão da área florestal, onde, face à ineficácia das iniciativas privadas, o estado deve assumir um papel mais interventivo nesta questão de interesse público. Acusa também o governo de má gestão dos fundos europeus atribuídos a esta área, não sendo claro qual o destino final deste financiamento.

Eleições no Estados Unidos da América têm um vencedor: Joe Biden
Joe Biden é o presidente eleito dos Estados Unidos da América, somando-se a ele a candidata vice-presidencial eleita Kamala Harris. Depois do apuramento dos resultados da Pensilvânia a campanha de Joe Biden aclamou vitória. A política climática deste levanta imensas questões. O anúncio de investimento na infraestrutura energética renovável deixa a desejar, somando apenas 2 biliões de dólares ao longo de 4 anos, o mesmo montante que foi usado para estimular a economia americana durante os poucos meses que se sucederam à implementação do confinamento de Março. Também a posição em relação à exploração  de combustíveis via fracking em território estadunidense deixa várias dúvidas, sendo marcada por um zig-zag entre posições de banir e não banir esta prática ao longo da campanha. Entretanto Donald Trump não parece satisfeito com resultado da eleição, estando a lançar o máximo de processos legais devido a supostas irregularidades no processo da eleição de dia 3 de Novembro.

Desemprego em Portugal continua a subir
Número de pessoas ativamente à procura de emprego sobre em 125,7 mil pessoas. No terceiro trimestre a taxa de desemprego situou-se em 7,8%, uma subida de 2,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. O índice de sub-utilização do trabalho – que tem em conta o subemprego de trabalhadores a tempo parcial e inativos da população – também subiu, abrangendo agora 813,7 mil portugueses, mais 8,7% do que no trimestre anterior.

A tempestade tropical Eta faz estragos no Golfo do México
Foram reportadas 17 vítimas mortais no Panamá, 65 no sul do México e também 65 nas Honduras. Já os números no Guatemala devem chegar às 150. A isto ainda se juntam milhares de infraestruturas subterradas e destruídas.

Nova ronda de medidas de confinamento em Portugal
Governo Português declara novas medidas de confinamento devido à COVID-19. Destaque para o impedimento em vários concelhos de deslocações nos espaços públicos entre as 23:00 e as 05:00 em dias de semana, e aos fins-de-semana entre as 13:00 e as 05:00. Existem várias exceções, como deslocações relacionadas com trabalho, motivos de saúde e passeio de animais.

Testes clínicos com bom resultado deixam vacina para a COVID19 no horizonte
Esperança de vacina para a COVID19 com testes da Pfizer a indicarem 90% de eficácia. Com resultados muito melhores do que o esperado, a vacina traz a esperança para proteger a população mundial do vírus que já vitimizou mais de um milhão de pessoas pelo mundo fora e impôs confinamentos e resultou numa crise económica com poucos precedentes. A Pfizer espera produzir 50 milhões de doses em 2020 e 1.3 mil milhões em 2021.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram
Vimeo
RSS
Flickr