Radar Climático – 02 de Dezembro

União Europeia contrata gigante de empresas poluidoras para desenvolver políticas económicas sustentáveis
A Comissão Europeia contratou a BlackRock como consultora para Banca Sustentável. Esta é uma das maiores gestoras de activos do mundo e, conforme o relatório divulgado pela CEO e Change Finance, detém posições importantes em grandes instituições bancárias europeias, investe fortemente em combustíveis fosseis e tem trabalhado arduamente, juntamente com outras instituições financeiras, contra políticas de uma suposta “banca sustentável” e regulamentação ambiental. Contudo foi-lhe dado um papel importante no desenvolvimento das políticas económicas europeias para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

1% das explorações ocupam 70% das terras agrícolas do mundo
Um estudo publicado pela Coligação Internacional de Terras analisa vários factores associados à desigualdade fundiária de terras analisa vários factores associados à desigualdade fundiária. Os resultados mostram que nos últimos 40 anos o peso da propriedade individual tem decaído, concentrando grande parte da produção em conglomerados comerciais e fundos de investimento. Como estes lucram em ciclos de 10 anos, há uma grande motivação para práticas de agriculturas mais intensivas e monoculturas mais destrutivas. Os riscos ambientais e sociais deste tipo de investimento já são conhecidos, como a desmatação, pobreza, migrações, conflitos e a propagação de doenças zoonóticas como a COVID-19.

Reestruturação da TAP prevê despedimento de 750 trabalhadores de terra

Estão ainda previstos despedimentos de 500 pilotos, assim como um corte global de 25% da massa salarial. Estes cortes serão propostos dentro de um pacote de medidas voluntárias, que incluirá rescisões por mútuo acordo, licenças não remuneradas de longo prazo, trabalho a tempo parcial, cortes salariais transversais e despedimentos, estas medidas deverão chegar a 4.600 trabalhadores. Num quadro de crise económica, social e climática que irá agravar-se severamente nos próximos tempos, a TAP vira as costas aos trabalhadores numa reestruturação que devia assentar na sua proteção e no acesso a requalificação profissional para integração em setores não poluentes.

Mexia e Manso Neto de saída da EDP

Já suspensos por ordem judicial das suas funções em julho, António Mexia e João Manso Neto devem estar de saída da administração da EDP, terminando o ciclo de 15 anos com estes à frente da empresa elétrica. Os processos judiciais que envolvem os dois administradores são centrados em suspeitas de favorecimentos por parte de governos à EDP ao longo dos anos. Miguel Stilwell de Andrade, substituto interino de António Mexia passa para dianteira da empresa. Em Janeiro deverá haver uma assembleia extraordinária para eleger novos administradores.

Tribunal da Relação confirma condenação de oito polícias da Esquadra de Alfragide

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou esta quarta-feira a condenação dos oito polícias da Esquadra de Alfragide que foi feita pela primeira instância em Maio do ano passado. Recorde-se que 8 dos 17 polícias acusados foram condenados por crimes de denúncia caluniosa, falsificação de documento, sequestro agravado, ofensas à integridade física e injúria, tendo o Ministério Público deixado cair as acusações de racismo e tortura.

Protestos contra a violência policial racista e nova lei de segurança em França

Os protestos deste sábado acontecem depois da divulgação de imagens das câmaras de vigilância mostrarem três polícias a espancarem Michel Zecler, um cidadão negro e conhecido produtor musical francês. Para além disso, têm como pano de fundo o projecto de lei aprovado esta semana na Assembleia Nacional francesa, que reforça os poderes da polícia e criminaliza a divulgação de imagens que identifiquem agentes individuais em determinadas circunstâncias.

Greve na Índia mobiliza 250 milhões pela revogação de leis que prejudicam trabalhadores e agricultores

Apesar da repressão, uma greve conjunta de trabalhadores e agricultores paralisou a Índia no dia 26 de Novembro. Os sindicatos condenam as detenções de líderes por todo o país e exigem a revogação de leis prejudiciais aos trabalhadores e agricultores. Esta foi uma das maiores greves gerais nacionais de sempre, causando disrupção por todo o país, em zonas urbanas e rurais.

Aprovado no Parlamento travão às transferências para o Novo Banco em 2021
Durante a discussão do Orçamento de Estado foi aprovada uma proposta que trava a transferência do Fundo de Resolução para o Novo Banco em 2021. A medida foi aprovada apesar da forte oposição do actual governo PS e impõe que seja divulgada a auditoria do Tribunal de Contas à instituição bancária, antes de serem disponibilizadas qualquer tipo de verbas. Desde 2017 já foram injectados 2.978 milhões de euros de fundos públicos no Novo Banco, apesar do banco não apresentar lucros desde 2014 mas continuar a querer pagar bónus aos seus gestores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo