Radar Climático – 30 Dezembro

Governo está de “mãos dadas” com Galp sobre fecho da refinaria de Matosinhos – SICOP 

O Sicop (Sindicato da Indústria e Comércio Petrolífero) referiu-se à decisão do encerramento da atividade na refinaria de Matosinhos, como uma operação que conta com o alinhamento do Governo para cumprir com as orientações da União Europeia. Apontando os 500 postos de trabalho diretos e mais de 1.000 referentes a empresas prestadoras de serviços, acusam ainda o Governo de ignorar “todos os alertas e preocupações manifestadas”.

Eucalipto é a espécie florestal mais representativa em Portugal
Tribos do Alaska lançam um processo judicial para proteger a maior floresta nacional dos EUA

Numa coligação com grupos conservacionistas e pequenos negócios, tribos do Alaska lançaram processo em tribunal para proteger a maior floresta nacional dos EUA, enfrentando iniciativas legislativas da administração Trump. A administração Trump revogou legislação que protegia os recursos desta floresta, estando vários negócios de olho na exploração de madeiras da zona. A Tongass é a única floresta húmida com clima temperado intacta no mundo. Esta floresta tem um papel essencial na luta contra as alterações climáticas; como como assegurar a subsistência de várias comunidades, através de turismo caça, recoleção e pesca.

Os prejuízos de desastres climáticos batem recorde em 2020

Os 10 maiores desastres climáticos tiveram custos de 150 mil milhões de dólares em 2020. Estes ceifaram pelo menos 3.500 vidas e deslocaram mais de 13.5 milhões de pessoas. Entre os fogos na Austrália no início do ano, furacões no atlântico pelo Outono, cheias no Bangladesh, enxames em África, os desastres foram vários, e tiveram maior incidência em países do sul global. Tendo obviamente existido desde longa data, estes têm vindo a tornar-se piores com as alterações climáticas.

Por toda a Europa, a crise económica conduz a uma “nova pobreza”

Em cidades como Barcelona, altamente dependentes do turismo, o recente colapso económico está a levar cada vez mais pessoas às filas de espera em frente às instituições sociais. O impacto faz-se sentir em pessoas que estão pela primeira vez numa situação de pobreza. Em Espanha estima-se que estejam em pobreza mais 1,1 milhões pessoas do que no período pré-crise.

Os artigos desta semana:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo