Radar Climático – 24 de Fevereiro

Disha Ravi, a ativista do Fridays for Future India, libertada sobre fiança

10 dias depois da sua detenção, Disha Ravi foi ouvida sobre a alusão de ser “conspiradora chave” na “formulação e disseminação” de um “manual” de protesto. A acusação oficial foi de sedição e conspiração – acusações que negou. Foi presa por ter demonstrado apoio às manifestações de dezenas de milhares de agricultores face às leis agrícolas apresentadas na Índia. Estas são destinadas a liberalizar o setor, em prejuízo destes agricultores e em proveito das grandes empresas. As manifestações representam um dos maiores desafios enfrentados pelo primeiro ministro Modi e o seu partido BJP.

Revelados laços entre Bruxelas e a indústria de combustíveis fósseis 

Três altos funcionários da Comissão Europeia ecológica de Ursula von der Leyen – Josep Borrell, Stella Kyriakides e Adina Vălean – até há pouco tempo tinham laços com a indústria de combustíveis fósseis Uma pesquisa da ONG internacional Global Witness revelou ligações estreitas entre os três comissários da UE e as empresas envolvidas no negócio de combustíveis fósseis.

Além dos cortes no fornecimento de energia, temperaturas geladas no Texas fazem disparar os preços da eletricidade 

Temperaturas baixas imprevistas arrasaram, durante a última semana, a infraestrutura energética do Texas, o que além de cortar o fornecimento de energia a milhões de Texanos, ainda resultou no disparar do preço da energia. Energias, desde fósseis a renováveis (sendo as primeiras muito mais significativas) colapsaram devido à falta de preparação para estas temperaturas baixas, bem como o isolamento da rede energética do Texas face aos restantes estados norte-americanos. Este último isolamento foi feito para travar legislação de nível federal dos EUA e impede o Texas de receber energia de outros estados.

Estudo: subida do mar vai afetar cerca de 150 mil portugueses

O nível do mar está a subir e Portugal está “a empurrar o problema com a barriga para a frente”. Na costa portuguesa, esta subida do mar irá refletir-se em cerca de 30 centímetros em 2050 e afetará mais de 100 mil portugueses que vivem em zonas costeiras vulneráveis. As conclusões são de um estudo que tem como um dos coordenadores Carlos Antunes, professor de Engenharia Geoespacial da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O investigador alerta ainda que, no cenário mais próximo (2025), Faro é o distrito com mais edifícios vulneráveis, seguindo-se Aveiro com cerca de 12 mil edifícios em estado vulnerável. Em 2100, há mais de 20 mil edifícios vulneráveis nas zonas costeiras de Faro. No entanto, Setúbal é o distrito onde se prevê um maior número de pessoas afetadas. O gráfico demonstra que em 2100 existem cerca de 60 mil residentes em zonas costeiras vulneráveis.

Degelo no Ártico expande rotas marítimas

Um petroleiro conseguiu navegar pelo gelo do mar do Ártico, pela primeira vez, em fevereiro, refletindo o progresso das alterações climáticas, especialmente fortes nas regiões mais a norte do planeta Terra. Tudo isto significa que as rotas de navegação do Ártico permanecem abertas durante mais tempo. Tradicionalmente a época de navegação vigora de junho a outubro. O Ártico está a aquecer ao dobro da velocidade do resto do mundo, e a área coberta de gelo atingiu vários mínimos históricos ao longo dos últimos 12 meses. A cobertura de gelo é agora 7% mais baixa do que a média das últimas quatro décadas. O degelo na região já está de acordo com os piores cenários climáticos delineados pelos cientistas, com 28 biliões de toneladas métricas perdidas globalmente entre 1994 e 2017. Estas temperaturas extraordinariamente quentes no Ártico, enviaram ondas de choque por todo o mundo, desde as baixas temperaturas que atingiram a península ibérica em janeiro e a onda de ar frio que afetou o Canadá em meados de fevereiro e que chegou até ao Texas.

Israel veda costa do Mediterrâneo depois de derrame de petróleo devastar a costa 

No Domingo, Israel teve de fechar todas as suas praias no mar Mediterrâneo, depois de um derrame a partir do mar ter feito chegar petróleo ao longo de 160km de costa. A presença de poluição foi detetada na semana anterior, após uma forte tempestade. Estima-se que pelo menos mil toneladas de petróleo tenham chegado à costa, e as operações de limpeza deverão custar milhões. A autoridade de Natureza e Parques de Israel já considerou este derrame “um dos maiores desastres ecológicos” na história do país. Face a isto, tem vindo a ser questionado o projeto de ligar Israel aos Emiratos Árabes Unidos através de uma conduta de petróleo. A origem do derrame ainda é incerta, mas um petroleiro grego é apontado como o principal suspeito.

EDP cria unidades de negócio para explorar hidrogénio verde e armazenamento de energia

O grupo EDP informou que lançou mais duas unidades de negócio: uma para explorar o potencial do hidrogénio verde e outra (constituída na EDP Renewables North America) para os sistemas de armazenamento de energia, nomeadamente atingir uma capacidade de 1 GW (gigawatt) em cinco anos. O novo braço do grupo dedicado aos projetos de hidrogénio verde – designado H2 Business Unit (H2BU) e liderado pela até agora diretora de planeamento energético, Ana Quelhas – servirá para reforçar a integração do hidrogénio verde no portefólio da energética, de forma estratégica e transversal, e promover o investimento nas renováveis. A H2BU tem como mercados prioritários os Estados Unidos da América (EUA) e a Europa e vai centrar os seus esforços de desenvolvimento de oportunidades de hidrogénio verde junto de sectores considerados “promissores” pela EDP, entre os quais o da indústria do aço, química, refinarias e cimentos e transportes pesados de longo curso.

Petição exige a deportação do ativista Mamadou Ba, depois deste condenar homenagem a militar ligado a atrocidades na guerra colonial

Segundo o registo do site de petições, 15 mil pessoas aderiram, desde domingo, a uma petição pública virtual que exige a deportação do ativista antirracismo Mamadou Ba devido a comentários sobre o falecido militar Marcelino da Mata. Marcelino está ligado a atrocidades confessadas pelo próprio durante a guerra colonial ao serviço das tropas do regime português, chegou a ser próximo do partido de extrema direita PNR, e é em simultâneo o militar mais condecorado da História portuguesa. Como se não bastasse, Marcelino da Mata recebeu um voto de pesar pelo parlamento português e o seu funeral contou a presença de várias figuras, como Marcelo Rebelo de Sousa.

Biden recebeu milhões de dólares de empresas de segurança de fronteira e prisões de imigrantes durante a campanha

Um novo relatório revela que Biden e outros democratas receberam mais dinheiro de campanha das principais empresas de segurança de fronteira e prisões de imigração do que Trump e outros republicanos durante a temporada eleitoral de 2020. De acordo com o relatório do Transnational Institute, American Friends Service Committee and Mijente, Biden recebeu mais de 5 milhões de dólares de executivos de segurança de fronteira, enquanto Trump recebeu 1,7 milhões de dólares em contribuições de campanha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo