Em mais de dez localidades, os corvos saíram às ruas como mensageiros do que está para vir.
A nossa casa está a arder.
Nenhuma crise – sanitária, económica, climática – será resolvida enquanto as pessoas e a natureza servirem apenas para gerar dinheiro para alguns, fomentando a discriminação entre e dentro das comunidades.
A nossa indignação profunda traz-nos a coragem de dentro do medo. É a nós que cabe descontaminar a economia e regenerar a sociedade.
Nesta Primavera, vamos criar a nossa própria História. Sairemos às ruas numa ação de desobediência em massa, contra um sistema tóxico que nos vai continuar a queimar se nada fizermos.
Aviação em Chamas
O sector de aviação está em colapso.
Visão: Um decrescimento rápido da aviação
Referência principal: o relatório da rede internacional Stay Grounded: Decrescimento da Aviação – Reduzir as viagens aéreas de forma justa
Isto inclui cancelamento dos projectos de expansão aeroportuária e um plano social de redução faseada da aviação.
Princípio: Transição justa
Referência principal: o artigo da rede Stay Grounded: Uma Transição Rápida e Justa na Aviação: Mudança para uma mobilidade climaticamente justa
Isto inclui assegurar todos os direitos laborais, a qualidade de vida e empregos dignos para os trabalhadores e as trabalhadoras. Inclui também um plano desenhado por um processo democrático e participativo.
Plano: Mais ferrovia
Referência principal: a medida “Mais Ferrovia” da campanha Empregos para o Clima.
Isto inclui dirigir o financiamento para mobilidade sustentável, fazer obsoleto as viagens aéreas dentro da Península Ibérica, e criação de novos postos de trabalho em todas as regiões do país.
Vamos estar no Largo do Rato no dia 19 de Abril, segunda-feira (dia do aniversário do Partido Socialista), com uma manifestação destacando o papel proactivo do governo em insistir na expansão aeroportuária em Lisboa e a falta de planos socialmente justas na gestão das falências das empresas ligação à aviação. Vamos também organizar uma assembleia aberta nesse dia.
No 22 de Maio, Sábado, vamos ao Aeroporto de Lisboa, numa acção de desobediência civil em massa.
Mais detalhes no site https://em-chamas.pt .