Grupos de Afinidade Em Chamas

Em acções de desobediência civil com muitas pessoas, as experiências do passado mostraram que precisamos de criar grupos de afinidade para cuidar umas das outras. Vamos organizar a acção Em Chamas também com esta ferramenta. Por isso: forma o teu grupo de afinidade para participarem juntas na acção.

Porquê grupos de afinidade?

Durante as acções, é importante teres um grupo de confiança com quem podes contar. Vamos formar os grupos durante a Formação em Acção de Massas, para poderem discutir os vossos limites, como se sentem e o que gostariam de fazer. Grupos de afinidade são a base duma acção massiva.

Assuntos importantes para discutires no teu grupo de afinidade: Checklist-Grupos-de-Afinidade-v3

Quantas pessoas devem estar no meu grupo de afinidade?

Ainda não sabemos como estará a situação sanitária na altura. Para termos a flexibilidade táctica suficiente, sugerimos idealmente grupos de 5 a 6 pessoas, até 10 a 12 pessoas. Se tiverem mais de 5 pessoas no vosso grupo de afinidade, sugerimos que tenham dois subgrupos. Por exemplo, se o vosso grupo de afinidade se chama “fogo” e tem 8 pessoas, então podem ter “fogo 1” e “fogo A” com 4 pessoas cada.

Temos que estar juntas o tempo todo?

Propomos que formem os grupos de afinidade também para uma reflexão colectiva ao longo das preparações.

Durante a acção, podem subdividir o grupo em pares (buddies), que ficarão juntos em todas as circunstâncias. Se algo acontecer a uma de vocês – detenção, ferimento, etc.- o outro par pode apoiar esta pessoa. As outras do grupo de afinidade podem decidir se querem continuar ou ficar. Quando estão no terreno de acção, podem reflectir juntas e decidir.

Durante a acção, vamos organizar plenários de delegados. Por isso, é importante escolherem uma pessoa para representar o vosso grupo no plenário.

Quem são as pessoas certas para o meu grupo?

Muitas vezes, grupos de afinidade são formados com base no nível de experiência. Mas isto não é preciso. O que é mais importante é partilharem uma visão sobre a acção e que haja confiança entre vocês. Quais são as vossas expectativas? Quais são as vossas limitações?

Conhecerem-se uma à outra é essencial para tomarem decisões e para se divertirem. Por isso, investe algum tempo antes da acção para conversarem.

Como é que posso encontrar o meu grupo de afinidade?

Pergunta às pessoas que conheces: vão participar na ação Em Chamas? Que ideias têm sobre a acção? Talvez coincidam com as tuas ideias!

Nas formações vamos criar um espaço para formar grupos de afinidade. Mesmo assim, sugerimos que venhas à formação pelo menos com o teu par/buddy, para encontrarem um outro par.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo