ACÇÃO: Esta é a tua história | Canadá 2021

Activistas do Climáximo estiveram hoje à tarde à frente da Embaixada do Canadá, em Lisboa, para recordar que a onda de calor do oeste norte-americano nas semanas passadas, os incêndios na Austrália em 2019, os incêndios na Califórnia em 2020 e os incêndios catastróficos de 2017 em Portugal fazem parte da mesma história: a crise climática.

*

O Horácio, nas suas Sátiras, vira-se aos espectadores da comédia e pergunta: Porque estás a rir? Isto é a tua história a ser contada.

O noroeste dos EUA e o oeste do Canadá estão sem fôlego, no meio de uma onda de calor que continua a bater recordes depois de recordes, com temperaturas por vezes 20 ºC acima da média nesta altura do ano.

Em algumas localidades as temperaturas ultrapassaram os 49 ºC e uma aldeia inteira foi destruída pelos fogos florestais. As vendas de ventoinhas e ares condicionados e o consumo de energia dispararam. Vários estabelecimentos foram encerrados, e a própria rede eléctrica derreteu em alguns sítios, como também o asfalto das estradas.

Ao mesmo tempo, o governo canadiano apoia os projectos petrolíferos no estado de Alberta e a administração do Biden nos EUA está a autorizar a construção do oleoduto Line 3 de 1700 km que transportaria esse petróleo do Alberta até Wisconsin passando pelas terras indígenas. Este tipo de negacionismo da crise climática é também visível nos planos de construção do novo aeroporto de Lisboa, poucos anos depois da tragédia do Pedrogão Grande. E é esse negacionismo dos “moderados” que vai empurrar-nos ao abismo do caos climático.

O que está a acontecer no Canadá, o que aconteceu na Austrália em 2019 e na Califórnia em 2020 não são acontecimentos excepcionais. Serão a nova normalidade se não travarmos a crise climática antes do inferno entrar pela porta.

*

Canadá é muito longe daqui. O que está a acontecer no Canadá é muito perto do que está a acontecer aqui.

Esta é a história deles, esta é a tua história.

#detefabulanarratur #estaéatuahistória

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo