Umundu Lx 2021

Umundu Lx é um festival coletivo para a transformação sustentável.

Queremos convidar a população da Grande de Lisboa e do país inteiro a pensar em como podemos viver (e sobreviver) nos limites de um planeta finito, sem destruir os ecossistemas que suportam a vida na Terra. Durante os dias do Festival, criaremos espaços para fomentar debates e pensamento crítico em relação aos problemas decorrentes do nosso estilo de vida atual e do sistema que o alimenta.

Vamos refletir sobre os valores da nossa sociedade e potenciais soluções rumo a um novo paradigma de vida sustentável. O Festival procura incentivar os participantes a serem agentes de mudança e viverem de forma pró-ativa tanto a nível pessoal como na sua área de influência, isto é, no meio familiar, nos grupos de amigos, no contexto profissional ou a nível da sua intervenção política.

Tudo isso acontecerá com a participação de iniciativas cidadãs, associações, movimentos sociais e indivíduos, portanto, o Umundu Lx é uma plataforma de partilha, comunicação, articulação e mobilização entre todos, com um objetivo comum: mudar para um paradigma mais sustentável, resiliente e regenerador!

entre 30 de setembro e 5 de outubro de 2021

Programa e inscrições: https://www.umundu.pt/programa2021/


Climáximo participa nas Conversas Umundu 2021 e também organiza um Fórum de Discussão “Muda o sistema não o clima”.

Conversas Umundu – “Afinal, o que é sustentabilidade?”

1 de Outubro (sexta-feira) | 19:00 – 21:00 | Auditório BM Orlando Ribeiro

Nas Conversas Umundu vamos falar com académicos, ativistas e profissionais da área, num espaço aberto que convida à participação.

No evento “Afinal, o que é sustentabilidade” tentamos desmontar um conceito que já se tem vindo a tornar um “chavão”. Quando Hans Carl von Carlowitz escreveu a sua obra “Sylvicultura Oeconomica” há 300 anos, dedicada à gestão de recursos florestais, terá sido uma primeira alusão ao conceito de sustentabilidade. No entanto, apenas a partir do início dos anos 1970 este assunto reapareceu verdadeiramente no discurso público, após a publicação do relatório ao Club of Rome “The Limits to Growth” (Os Limites do Crescimento) que demonstrou que com um modelo de desvolvimento baseado no crescimento económico o colapso seria inevitável dentro de 100 anos. Mas também seria possível mudar e atingir um estado de estabilidade ecológica e económica “sustentável”, face a um planeta com recursos finitos, e satisfazer, ao mesmo tempo, as necessidades de cada pessoa.

Tendo o Festival Umundu Lx como lema ser um “Festival para a Transformação Sustentável”, é preciso questionarmo-nos sobre o significado que esta palavra transporta atualmente e quanto da sua essência sobrevive num mundo inundado de publicidade e de discursos manipuladores, com a finalidade de fomentar o consumo. Será que podemos voltar a resgatar o verdadeiro sentido desta ideia fundamental para a sobrevivência da humanidade neste Planeta?

Participantes

Nota: Inscrições obrigatórias para o evento presencial. A participação no evento online não requer inscrições.

Fórum Muda O Sistema não o Clima: Que Revolução?

2 de Outubro (Sábado) | 17:00 – 19:00 | Padaria do Povo

Quando falamos em mudar o sistema para travar o colapso climático, sabemos que isso tem muitos significados diferentes. Se muitas pessoas acham que é ganhando umas eleições que se trava ou se fica mais próximo de travar a catástrofe, outras acham que um regresso a uma espiritualidade reconquistada é o caminho. Perante a dimensão e a complexidade da crise climática e do capitalismo actual, a ferramenta da revolução, sob o ponto de vista de motor da História (Marx) ou travão de emergência (Benjamin) tem de estar em cima da mesa. Mas que revolução será essa?

No dia 2 de Outubro, às 20:00, estaremos no Festival Umundu Lx 2021, em Lisboa, para dinamizar uma discussão aberta sobre mudar o sistema e revolução num contexto de crise climática. Acções de desobediência civil de massas, como a acção de Outono Vamos Juntas podem contribuir para construir ferramentas para esta mudança?

Este Outono, o Climáximo organiza fóruns de discussão sobre o que significa mudar o sistema. Nestes fóruns discutir-se-ão três conceitos-chave: Mudar; o Sistema; o Clima.

No Fórum “Que Revolução?” haverá lugar à discussão e exploração do conceito “mudar” e das interligações com os outros conceitos, procurando articular visões cada vez mais comuns para estratégias conjunta e uma ideia cada vez mais clara do que é o futuro que queremos num mundo justo e habitável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo