Radar Climático – 12 de Outubro

Novo Autarca da Moita admite dar luz verde ao aeroporto no Montijo se a Avaliação Ambiental Estratégica der um parecer favorável

Com esta câmara a virar para o PS, a autarquia da CDU no Seixal poderá ser agora a única contra o projeto do aeroporto no Montijo.

A indústria fóssil tem subsídios de $11m (9m em euros) por minuto, segundo o FMI

Nada de surpreendente, chega a mais de 5 biliões de euros só em 2020. É atirar combustível ao fogo como diz o artigo. Quanto à solução, o IMF não deixa a esfera do neoliberalismo e recomenda taxar combustíveis fósseis.

Preço dos fertilizantes dispara, ameaçando fornecimento alimentar

O valor do índice de fertilizantes norte-americano está em cerca do triplo do ano passado. Como resultado, além da recente escalada do preço dos combustíveis, uma tempestade no mês passado afetou um polo industrial de fertilizantes dos Estados Unidos.

Teme-se que isto resulte num aumento dos preços dos alimentos, como por exemplo para o milho americano com um aumento a estimar-se em 16%.

Isto revela a dependência do sistema alimentar mundial face aos combustíveis fósseis e mostra que uma transição energética sem a construção deliberada e massiva de capacidade de energias não emissoras está condenada ao fracasso.

Sentença de 6 Meses para Advogado que confrontou a Chevron denunciada como “Ultraje Internacional”

Esta sentença surge mais de dois anos depois da prisão domiciliária relacionada com uma ação judicial que apresentou há décadas contra o gigante petrolífero Chevron. O que ele fez, na realidade, foi representar um grupo de agricultores e povos indígenas na região de Lago Agrio, no Equador nos anos 90, após a Chevron ter deliberadamente despejado na Amazónia milhares de milhões de litros de resíduos cancerígenos. Segundo o condenado” [isto] encapsula perfeitamente como o poder empresarial distorceu o sistema de justiça dos EUA para proteger os interesses empresariais e punir os seus inimigos”.

Nobel da física diz que as alterações climáticas são uma ameaça enorme para a humanidade

O prémio Nobel foi ganho por 3 investigadores na área e estes afirmam ser preciso tomar ação imediata, mas sem mencionar meios para tal.

Primeira vacina da malária começa a ser administrada após luz verde da OMC

Esta vacina previne cerca de 30% dos casos graves e estima-se que irá salvar dezenas de milhares de vidas, especialmente no sul global onde a doença tem um maior impacto. Destaque para o facto desta resolução coincidir com a altura em que a malária começa a subir para o norte global com o aumento das temperaturas.

Mais de 5 mil milhões de pessoas poderão ter dificuldades de acesso à água até 2050

Isto parte de um aviso vindo da ONU em que Portugal está num dos hotspots definido como de alto risco.

Fuga de óleo contida em central termoelétrica de Gondomar

Isto aconteceu na Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro por causa de uma fuga de óleo. Óleo este que estava a mais de 300 graus de temperatura, situação que podia gerar um incêndio na central responsável pela produção de 12% da eletricidade consumida em Portugal.

Neta do Mussolini foi eleita à camara municipal de Roma

A candidata de extrema direita insiste que não quer ter nada a ver com o “peso” que é o seu apelido, e insistiu que o seu sucesso vem do trabalho duro que faz, e não de possíveis associações.

Isto segue se à tendência geral para a extrema direita crescer na Europa.

Tribunal do Brasil mantém proibição de missionários tentarem contactar povos indígenas isolados

Isto veio depois do governo do Bolsonaro passar uma lei federal em 2020 que permitia que missionários religiosos permaneçam em terras indígenas. Isto desencadeou um processo judicial por organizações indígenas, que o Supremo Tribunal apoiou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo