Wrap-up: Caravana pela Justiça Climática

Descobre o que aconteceu, pelas palavras de quem lá esteve, e os próximos momentos.

Entre 2 a 16 de Abril mais de 120 pessoas participaram na Caravana pela Justiça Climática! Ao longo de 400 km em Portugal a caravana passou pelas localidades na zona centro do país mais afetadas pela desertificação – desde incêndios à seca e falta de água -, criando pontes com quem lá vive.

Neste caminho, foram assinaladas as práticas e as indústrias que aceleram a crise climática e as empresas responsáveis que colocam o lucro acima das pessoas: a Navigator, a Celbi, a Caima e Celtejo da Altri Group, a CIMPOR, o Travessão do pego e diversas barragens, a Central termoelétrica da EDP, a Central de Ciclo Combinada no Pego da TrustEnergy.


Descobre o que aconteceu a cada dia, contado por quem lá esteve

Há muito para fazer neste ano marcado pela seca e que ameaça novas ondas de incêndios.

Regressamos a casa mais unidas, fortes e preparadas para travar os responsáveis pela crise climática e para construir em conjunto uma sociedade que coloque a vida no centro.

A Caravana pela Justiça Climática foi organizada por mais de 30 organizações e dezenas de pessoas. Descobre mais sobre esta grande ação em https://www.caravanaclima.pt/


Próximos passos

19 Abril | Reunião introdutória

Faltam-nos poucos anos para travar o caos climático e as instituições políticas, económicas e sociais continuam a agir como se não houvesse qualquer crise climática. Se alguma vez pensámos que os governos e/ou as multinacionais podiam resolver esta crise, esta já é uma proposta testada e falhada. Somos nós aqueles de quem estávamos à espera.

Junta-te a nós! No dia 19 de Abril, terça-feira, às 18h00, aparece no CIDAC (Rua Tomás Ribeiro 3-9, Picoas, Lisboa) e traz a tua raiva.

23 Abril | Reunião Introdutória Nacional Online

Não estás em Lisboa e queres envolver-te no movimento pela justiça climática? Descobre como AQUI

23 Abril | Festa Benefit: Aventuras da Caravana pela Justiça Climática ao jantar + DJ Gingaí

Aparece às 19h00 na sirigaita para ouvir e contar os momentos mais caricatos, mais inspiradores e os maiores desafios da Caravana pela Justiça Climática. Vem ouvir, partilhar, ajudar-nos a colmatar os custos, jantar connosco e dançar!

30 Abril | Formação em Activismo Climático (Lisboa)

Só um movimento popular forte e alargado conseguirá travar o colapso e construir justiça climática.

Convidamos-te a envolveres-te no movimento pela justiça climática nesta formação em activismo climático.
Explicaremos os factos científicos, as causas sistémicas que estão na origem desta crise; falaremos das políticas energéticas e climáticas agora em vigor e dos diversos movimentos existentes pela justiça climática; abordaremos as várias estratégias de luta, de como nos devemos organizar para vencer; apresentaremos os planos do movimento pela justiça climática para os próximos meses e como te podes envolver neles.

Mais informação e inscrição AQUI


Acampamento 1.5

A crise climática já chegou. E são as comunidades mais exploradas as que mais sofrem os seus impactos.
Envolve-te e participa na próxima grande ação do Climáximo: vem acampar em Melides, no litoral alentejano, de 6 a 10 de Julho e agir!

Descobre mais sobre este acampamento de ação AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo