30 Maio | Palestra Pública: Vamos ensinar à Galp como fazer transição Justa – na Sede da Galp

Combater as alterações climáticas implica abandonar os combustíveis fósseis, redirecionar o investimento para energias renováveis e a criação de planos de transição justa que envolvam os trabalhadores e as suas comunidades e garantam os seus interesses e direitos.

A Galp, ao mesmo tempo que anuncia o encerramento da Refinaria de Matosinhos, anuncia a sua intenção de duplicar a produção de combustíveis fósseis. Para além de propôr planos incompatíveis com os cortes de emissões necessários para travar a crise climática, mostrou-nos, através do seu exemplo no encerramento da refinaria de Matosinhos, que não é capaz de conduzir nem uma transição nem um processo justo para os trabalhadores, tendo concentrado a sua produção em Sines, sem ter em conta os interesses e preocupações dos seus trabalhadores.

Neste sentido, no dia 30 de Maio, às 12h, iremos, juntamente com cientistas da Scientist Rebellion de Portugal, para a Sede da Galp apresentar uma aula sobre Ciência Climática e como fazer Transição Justa.

Viver em crise Climática responsabiliza-nos a agir e procurar soluções verdadeiras que não contornem problemas sistémicos. Não podemos deixar empresas continuar a pôr o seu lucro acima das pessoas e do planeta.

Juntas-te a esta aula?

30 de Maio, Segunda-feira
às 12h
na Sede da Galp, Rua Tomás da Fonseca, Torre A, 1600-209, Lisboa

 

Esta ação surge no âmbito da organização do Acampamento 1.5 que vai acontecer entre 6 e 10 de Julho no Litoral Alentejano. Durante este acampamento, a Climáximo está a organizar uma ação, onde vamos voltar à Refinaria da Galp em Sines para exigir um encerramento planeado da Refinaria, que tenha em conta uma transição profissional dos seus trabalhadores. Se queres saber mais sobre este acampamento, encontra mais informações em: https://www.climaximo.pt/acampamento-1-5/

Por 1.5 vem lutar, temos um planeta para ganhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo