Radar Climático – 4 de maio

Custo da energia dispara em Portugal

Em Portugal, a tarifa energética aumentou em 83% desde 2020. Este aumento é consequência da cotação internacional da energia, que por sua vez é consequência tanto dos custos de produção como da especulação do mercado. Portugal importou menos petróleo (-5,6%) e menos gás (-0,8%) em 2021, no entanto pagou mais 39% e 70% respetivamente. O preço total da fatura energética reflete sempre o lucro máximo possível no capitalismo fóssil, e é por isso que o gás e o petróleo continuam a ser incluídos para a geração de energia.

Onda de calor na Índia e Paquistão continua a bater recordes

Recordes de temperatura continuam a ser batidos na Índia e no Paquistão. No distrito de Banda, no estado de Uttar Pradesh, foram atingidos 47,2ºC na sexta-feira passada. Várias cidades no norte da Índia bateram o mesmo recorde no sábado. Já a cidade Nawabshah, no Paquistão, atingiu uns impressionantes 49,5ºC, que é provavelmente a temperatura mais elevada no hemisfério norte, este ano. Jacobabad chegou a uns punitivos 49ºC no sábado.

Vários estudos mostram uma ligação clara entre a intensidade destas ondas de calor e a atividade humana no sistema atual. Por exemplo, a mortífera onda de calor no Noroeste do Pacífico, no ano passado, onde Lytton desapareceu incinerada, demonstrou que aquelas temperaturas seriam impossíveis de atingir sem as alterações climáticas.

Alterações climáticas ameaçam extinguir em massa a vida marinha

Um novo estudo, publicado na revista Science, avisa que o aquecimento global está a causar uma alteração nos oceanos a um nível tão drástico, que está em cima da mesa uma extinção em massa da vida marinha, ao nível do que aconteceu há 250 milhões de anos, que erradicou 96% da vida marinha.

Petrolíferas disparam lucros, lá fora e cá dentro

A Chevron divulgou que quadruplicou o seu lucro trimestral. O mais alto em 10 anos. Isto deve-se especialmente à situação na Ucrânia, que também aumentou o lucro das restantes exploradoras de petróleo. A produção de gás e petróleo pela Chevron, nos EUA, subiu 10% em apenas 1 ano. O plano é agora investir em mais projetos de LNG, mas também em combustíveis renováveis. Um dos projetos a expandir será o de LNG em Israel.

Portanto, não só não estão a abandonar o capitalismo fóssil, como estão a expandi-lo, em nome do lucro, e não têm o mínimo de pudor em recorrer a países com regimes segregacionistas para o fazer.

Já a Galp, quintuplicou os resultados líquidos em relação ao mesmo período do ano passado, chegando aos 155 milhões de euros. O grande contributo para os lucros desta são, como não poderiam deixar de ser, o aumento dos preços dos combustíveis.

Primeiro grande negócio para substituir o gás russo por gás americano

A francesa Engie concordou comprar LNG do terminal da NextDecade no Texas, no sentido de abandonar a dependência do gás russo. Este projeto tinha sido abandonado anteriormente devido à pressão de grupos como o Sierra Club (EUA) e o Amis de la Terre (França). Mas agora a NextDecade apresenta credenciais verdes! Em que magicamente vão reduzir as emissões em 90% com captura de carbono e produção de gás com responsabilidade! (Responsible Sourced Gas)…

Ministro do ambiente promove Sines como entrada de gás na Europa

Por cá, Duarte Cordeiro defende que Portugal pode ajudar toda a Europa distribuindo gás através do porto de Sines. E no futuro hidrogénio.

Aumento do preço dos fertilizantes ameaça segurança alimentar

Face ao disparar do preço dos fertilizantes, os produtores estão a cortar no uso de fertilizantes, podendo fazer tombar o nível de produção e em consequência fazer disparar os preços. A situação é especialmente preocupante no sul global, onde as populações têm menos capacidade de acomodar subidas de preços e os níveis de consumo já são próximos da subsistência.

A subida dos preços é fortemente explicada pela subida do preço dos combustíveis fósseis, que são largamente utilizados para produzir os fertilizantes. Além disso, a guerra na Ucrânia e as sanções lançadas face ao conflito também têm contribuído para a subida dos preços.

A indústria dos fertilizantes é fortemente dependente de combustíveis, em especial de gás fóssil, no entanto, o processo de produção pode ser feito através de renováveis.

Itália vai taxar extraordinariamente lucros de energéticas

Dadas as consequências da inflação sobre as famílias e os lucros recorde que as empresas de energia estão a ter, Itália vai ter um imposto de 25% sobre lucros considerados excessivos.

A medida arrecadará 14 mil milhões de euros e servirá para ajudar famílias vulneráveis e negócios que têm sofrido as consequências da subida de preços.

A medida é apresentada pelo Primeiro Ministro Mário Draghi – ex-presidente do Banco Central Europeu e antigo quadro da Goldman Sachs.

Surpresa: Descer impostos sobre combustíveis não se refletiu numa descida de preços

O governo baixou o imposto de forma a descer o preço de venda do gasóleo em 14,2 cêntimos por litro e o da gasolina cairia 15,5 cêntimos por litro. Na entanto, a descida foi de apenas de 8,7 cêntimos em ambos os combustíveis.

Assim, as petrolíferas aumentaram as suas margens em 5,5 cêntimos no gasóleo e em 6,8 cêntimos na gasolina.

Urso polar abatido no Quebeque confirma degelo

Um urso polar acabou abatido pela polícia, num lugar no Quebeque a centenas de quilómetros do seu habitat. Dado o aquecimento dos territórios, estas presenças deverão tornar-se cada vez mais comuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Vimeo
Flickr
Climáximo