Radar Climático – 28 de Setembro

Foram descobertas três fugas nos gasodutos Nordstream

Destas, uma no Nordstream 2 no mar da Dinamarca e duas no Nordstream 1 no mar da Dinamarca e da Suécia. Foi inequivocamente sabotagem. Os gasodutos não estavam a transportar gás, embora houvesse gás no interior. O tempo de reparação de um estrago destes não tem previsão.

A Alemanha está a fazer tour do Golfo Pérsico para comprar gás aos Emiratos Arábes Unidos, Qatar e Arábia Saudita, tendo garantido abastecimento para este ano e para uma parte de 2023.

Mais 24 mil km de gasodutos e oleodutos previstos

Este é um novo boom de investimento fóssil. EUA, Rússia, China, Índia, Tanzânia, Canadá e Irão são os maiores investidores. A maior parte dos projetos são na África subsahariana.

Clima em destaque na Assembleia Geral das Nações Unidas

Vanuatu do Pacífico fez intervenção a apelar à assinatura de tratado de não proliferação fóssil. António Guterres atacou fortemente as empresas de publicidade pela sua responsabilidade na crise climática. Gustavo Petro, novo presidente da Colômbia, denunciou a hipocrisia da guerra às drogas e como, por outro lado, o capitalismo apoia os fósseis, destruidores da humanidade.

Aeroporto de Lisboa vai ter novos estudos

Foi feito um acordo entre PS e PSD para adiar um novo aeroporto de Lisboa até mais um ano e realização de avaliação ambiental estratégica. Entretanto as obras de expansão do aeroporto da Portela ainda não começaram, mas vão demorar 6 meses.

Extrema direita ganha eleições em Itália

Fratelli d’Italia ganharam eleições Itália e coligação de direita com extrema-direita (Lega Nord + Forza Itália) ganhou com maioria absoluta. Deus Pátria Família, Gás e Nuclear. Não tem um programa radical em termos de clima.

Fortes protestos varrem o Irão

Estes devem-se à morte de Magda Amini, detida por usar mal o véu islâmico enquanto a estava sob a custódia da polícia da moral islâmica. Há protestos de massas e mais de 70 pessoas morreram. Está a tornar-se um protesto contra o carácter autoritário e islâmico fundamentalista do regime iraniano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo