Radar Climático – 2 de Novembro

Segundo este relatório, não existe um caminho credível para a limitação do aquecimento a 1.5ºC.
Just Stop Oil e Scientists Rebellion estão a realizar semanas de ações consecutivas
As detenções aconteceram numa mostra de carros da BMW e deverão prolongar-se durante um mês.
O regime egípcio que vai acolher a COP27 tem cerca de 60.000 presos políticos e tem atacado ativistas climáticas. A Greenpeace é acusada de silêncio em relação a estes abusos e assim de lavar a imagem do evento.
Citando os argumentos dos abusos autoritários no Egito, Greta Thunberg não vai comparecer na COP.
O lucro quase triplicou. Na base disto, está o preço mais elevado que a energia renovável esta a conseguir cobrar, dada a competição (combustíveis fosseis) estar mais cara.
Entre os destaques do relatório, constata-se que a exportação de gás dos EUA é o triplo do que tinha sido planeado para 2022, o cumprimento deste acordo levará a emissões equivalentes a 100 centrais de carvão, e em termos de custos, um gasto com o mesmo valor em painéis solares levaria a 11% adicionais de produção de energia
Na generalidade da Europa, as temperaturas de Outono estão a ser as de verão. Em países como a França e Alemanha, os termómetros têm-se situado entre os 25 e 30ºC. Este desenvolvido disruptivo é preocupante, mas no curto prazo está a aliviar os problemas energéticos da Europa, já que as necessidades de aquecimento com o outrora gás Russo não se estão a verificar.
As falhas no fornecimento por parte da Nigéria que sofreu inundações forçaram a Galp a fazer novas encomendas por um preço mais alto.
Isto deve-se em parte às menores necessidades de consumo dadas as temperaturas mais altas. No entanto, a situação pode mudar, com os problemas de escassez a não estarem afastados nos próximos anos.
Lula da Silva ganha eleições presidenciais no Brasil
O candidato de esquerda do Brasil ganhou as eleições presidenciais, com uma margem de quase 2% sobre o incumbente Jair Bolsonaro. Vários apoiantes de Bolsonaro não satisfeitos com os resultados bloquearam estradas e infraestruturas, no entanto este já confirmou que vai fazer a transição da presidência para o vencedor.
Esta vitória é sobretudo relevante para o futuro da Amazónia, já que com Jair Bolsonaro a devastação desta tinha vindo a ganhar velocidade.
No entanto, o ênfase parece estar em trocar a atual frota automóvel por uma elétrica, não em transportes públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo