Protesto em Massa de Resistência Civil de Parar o Gás será a 13 Maio

No 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática foi lançada a data data do protesto de resistência civil em massa Parar o Gás: no dia 13 de Maio centenas de pessoas vão travar o funcionamento da entrada principal de gás em Portugal – o terminal de Gás Natural Liquefeito no Porto de Sines! Junta-te para lutares por eletricidade 100% renovável e acessível a todas as pessoas em Portugal até 2025.

No plenário do ENJC foi declarado que a já ganhamos no passado na luta contra gás fóssil.”Através de várias ações e protestos, conseguimos cancelar entre 2015 e 2020 os 15 contratos de prospeção e exploração de hidrocarbonetos em Portugal, tal como garantir a proibição de existência de novos contratos. Agora, temos de ganhar de novo. Temos de garantir que o gás fóssil para. Temos de garantir que este deixa de bloquear uma transição justa para eletricidade 100% renovável e acessível a toda as pessoas. Para tal, todas nós temos de, em conjunto, bloquear a entrada de gás fóssil em Portugal – o Terminal de Gás Liquefeito no Porto de Sines. O António Guterres disse esta semana que é preciso disrupção para acabar com a destruição. Convidamos o Guterres a tornar em ação as suas palavras e juntar-se a nós.”

A plataforma convoca todas as pessoas para a ação “mais disruptiva e criativa” alguma vez vista em Portugal, a acontecer dia 13 de Maio.

Próximos passos

Formação em Ação Direta – Parar o Gás | 16 Fevereiro – Coimbra

Quinta-feira se estás por Coimbra vem conhecer a plataforma de ação Parar o Gás pelas 19h00 no Atelier – A Fábrica! Vem também participar na Formação em Ação Direta! Aqui vais receber as ferramentas básicas para montares e executares uma ação direta. Vais explorar como vais parar os criminosos e o crime que é explorar, importar e queimar gás fóssil.

Podes vir com um grupo ou criar durante a formação o grupo de afinidade com quem vais atuar. Esta é uma formação para todos os tipos de experiência e idades.

Assembleia de Ação – Parar o Gás | 19 Fevereiro – Online

A data da ação no terminal da gás no porto de Sines está lançada! É nas assembleias que podes envolver-te ativamente na ação tal como perceberes como podes mobilizar outras pessoas a juntarem-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo