8º Encontro Nacional pela Justiça Climática

De 10 a 12 de fevereiro, em Coimbra,  junta-te a centenas de pessoas e dezenas de organizações do movimento pela Justiça climática no 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC)!

Já podes fazer a tua pré-inscrição para o Evento! Segue este link: https://framaforms.org/8o-enjc-pre-inscricoes-1667996437

Tantas crises. E eu sou só uma pessoa. 

Aumentam os preços, no fim do mês o dinheiro escasseia. Aumenta a temperatura, há cada vez menos floresta e menos água. Aumentam os lucros dos milionários, torna-se um luxo o acesso a casas, cuidados de saúde, energia e alimentos de qualidade. Estou em pânico com as notícias. Multiplicam-se as secas, as ondas de calor, os incêndios, os furacões, as cheias,… Soam os alertas. Logo normalizados. 

O que fazer quando um território está a arder? O que fazer quando um terço do Paquistão fica submerso e sabemos que só vai piorar? Dizem-nos que não há outro caminho. Que não temos poder. Dizem-nos que estamos isoladas. Mas nós não estamos sozinhas. Tu não estás sozinha. 

O sistema capitalista e extrativista em que vivemos está a afundar-nos numa crise civilizacional que deriva da sua incapacidade de aceitar limites e suplantar a sua natureza predadora. Nestas condições, a complexidade e gravidade ligada à criação de crises constantes, que agravam as injustiças, as desigualdades e a exploração, são inevitáveis. Perante esta rotina sempre muito justificada, mas pouco justificável, somos empurradas para uma espécie de “normalização de uma realidade adaptada a estas crises”. As lutas começam a parecer cada vez mais particularizadas e afastadas umas das outras. 

Mas porquê, se tudo isto é inerente ao sistema que coloca constantemente o lucro e não as pessoas e a Vida no centro? 

De 10 a 12 de fevereiro, junta-te a centenas de pessoas e dezenas de organizações do movimento pela Justiça climática no 8o Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC). Pela primeira vez o ENJC sai de Lisboa e vai para o centro de Portugal, de forma a sermos muitas mais, unindo sul e norte do país em Coimbra. Este é um espaço de partilha de conhecimento e experiências, onde tu podes conhecer as lutas que enfrentamos, as pessoas que as travam e as soluções e caminhos por percorrer. Este é o espaço e momento para conheceres e escolheres como te podes envolver nos próximos passos do movimento pela justiça climática em Portugal. 

Se és de Coimbra e queres ajudar a concretizar este evento incrível, deixa-nos um comentário!

Aqui ficam os links para os encontros anteriores:

7ENJC : https://www.climaximo.pt/2022/02/14/wrap-up-7o-encontro-nacional-pela-justica-climatica/

6 ENJC: https://www.climaximo.pt/2021/03/16/wrap-up-6o-encontro-nacional-pela-justica-climatica/

 


O 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática  é co-organizado por:

AmbientalIST, ClimaçãoCentro, Climáximo, Greve Climática Estudantil, Sciaena, ProTejo, Último Recurso, Zero.

Com o apoio de : Centro de Estudos Sociais, Scientist Rebellion

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo