Skip links

Nove ativistas pela justiça climática detidos na esquadra de Benfica após bloqueio da Segunda Circular porque “a crise climática é um genocídio”.

Nove ativistas do Climáximo foram hoje detidos pela PSP na sequência do corte da Segunda-Circular esta manhã, no sentido Benfica-Aeroporto. Os detidos encontram-se na esquadra de Benfica, para onde o coletivo convoca uma vigília de solidariedade, até que todos os ativistas sejam libertados.

A disrupção na via demorou cerca de duas horas, tendo dois ativistas, que se tinham pendurado na ponte pedonal da “GALP” por cabos, sido retirados pela PSP e pelos bombeiros. O coletivo afirma que o governo e empresas declaram guerra a todas as pessoas e ao planeta, acusando-os de serem culpados de genocídio.
O local da ação de hoje situa-se em frente às Torres de Lisboa, onde se encontra a sede da Galp – segundo os ativistas, dos maiores culpados por milhares de mortes e deslocamentos. “Nós, as pessoas normais, temos de falar. Tudo o que amamos está a ser destruído. Não podemos continuar a consentir com este ato de violência sobre nós.” afirma a porta-voz.