Skip links

Rede de Resposta Rápida a Incêndios e Ondas de Calor | Verão de 2025

Os incêndios e as ondas de calor não são meros desastres naturais. São as consequências da crise climática a desenrolarem-se perante os nossos olhos. São ataques às nossas vidas cometidos por governos, grandes empresas emissoras e ultra-ricos.

Perante estes ataques, não podemos calar e consentir. Temos o dever de dizer a verdade sobre estas catástrofes, evidenciar para toda a sociedade que estas são consequências da crise climática, apoiar as pessoas afetadas, e de apontar os verdadeiros culpados. Precisamos de mudar a narrativa: não são desastres naturais, são ataques. E nós, as pessoas comuns, temos o dever de os travar!

Este Verão, em rede e em solidariedade, organizamos a resposta popular aos incêndios devastadores que todos os anos assolam o país e às ondas de calor que matam silenciosamente. Iremos estar atentas às ondas de calor e aos incêndios no Verão de 2025, convocando e organizando a resposta popular a estes ataques.

A rede de resposta rápida estará pronta para atuar politicamente (responsabilizando os culpados) e socialmente (ajudando as pessoas afetadas).

Como funciona?

Vamos manter-nos atentas ao desenrolar de incêndios e/ou ondas de calor ao longo do Verão de 2025.

Caso decidamos ativar a Rede de Resposta Rápida em resposta a dada catástrofe (ex: incêndio devastador ou onda de calor), iremos convocar uma assembleia pública para, em conjunto, decidirmos qual o contra-ataque popular e como vamos garantir que o episódio não passará em branco, apoiando as populações afetadas caso necessário.

Quando ativarmos, e caso tenhas dado a tua disponibilidade nesse período de tempo, vamos contactar-te para construirmos em conjunto os próximos passos e poderes apoiar.

Como posso apoiar?

Quer estejas de férias e tenhas disponibilidade para ajudar a co-organizar ações e fazer sessões de materiais, quer só tenhas disponbilidade para aparecer numa assembleia ou divulgar os conteúdos, participa!

A partir do momento em que ativamos a Rede, há muitas tarefas necessárias: preparar e divulgar a assembleia, escrever comunicados de imprensa, produzir conteúdos para as redes sociais, fazer materiais (faixas, etc).

Queres participar e apoiar?

Se estás interessade em participar na preparação de protestos em resposta a catástrofes climáticas, preenche este formulário

Leave a comment

  1. Quero saber mais sobre as vossas ações e iniciativas. Não pidemos ficar de braços cruzados.