Skip links

Declaração de Estado de Emergência Climática

Em 2019 assumimos, de forma explícita e consciente, a mudança sistémica como a nossa missão social e política, declarando dentro do Climáximo um estado de emergência climática e lançando um processo profundo de reestruturação interna. Todos os anos temos atualizado as medidas que tomamos com base na realidade. No verão de 2023, mudámos tudo.

Aqui encontras a declaração de estado de emergência climática atual tal como as declarações e pontos de situação anteriores.

Declaração de estado de Emergência Climática dentro do Climáximo – 2025/2026

Este verão, em que mais uma vez avaliamos como estamos a lutar para travar a crise climática, marca dez anos de existência do Climáximo. Mas este verão é diferente. É mais assustador do que nunca. Este verão, a área ardida em incêndios superou em muito a dos últimos anos e o calor matou como nunca antes em Portugal

Declarações passadas e pontos de situação

Organizar a base: causas e sintomas da guerra contra o futuro

Declaração de estado de Emergência Climática dentro do Climáximo – 2025/2026 Este verão, em que mais uma vez avaliamos como estamos a lutar para travar a crise climática, marca dez anos de existência do Climáximo. Mas este verão é diferente. É mais assustador do que nunca. Este verão, a área

Aterragem de Emergência: Por Justiça Climática e Mobilidade para Todas

Daniela, militante anti-anticapitalista pela justiça climáticaArtigo de opinião na Voz do Operário, 3 de Abril 2025 A indústria da aviação – alicerce do capitalismo global – tem um contributo significativo para as alterações climáticas e, consequentemente, para o estado de pré-colapso em que vivemos. Até 2020, a aviação tinha sido

Ponto de viragem: Estado de Emergência Climática 2024

Ponto de Viragem Declaração de estado de Emergência Climática dentro do Climáximo – 2024/2025 Há um ano atrás olhámos para a realidade: os governos e empresas sabem das consequências devastadoras de continuarem a aumentar as emissões de gases com efeito de estufa e mesmo assim decidem deliberadamente condenar milhões de

Resistir à guerra passado meio ano

Resistir à guerra passado meio ano Ponto de situação do estado de emergência climática dentro do Climáximo em Abril de 2024 No verão de 2023 ficámos aterrorizadas com as catástrofes brutais e as milhões de mortes que foram provocadas pela crise climática. Não é normal e não pode ser banalizado.

Continuar a resistir à guerra em 2024

Continuar a resistir à guerra em 2024 Ponto de situação do estado de emergência climática dentro do Climáximo em Dezembro de 2023 No verão passado olhámos para o mundo, para Portugal e para nós mesmas enquanto coletivo por justiça climática. Tivemos a coragem de ser honestas connosco e com a

Declaração de Estado de Emergência Climática – 2023

Declaração de Estado de Emergência Climática – 2023 Em 2019 assumimos, de forma explícita e consciente, a mudança sistémica como a nossa missão social e política, declarando dentro do Climáximo um estado de emergência climática e lançando um processo profundo de reestruturação interna. Todos os anos temos atualizado as medidas

O tarde demais não é tarde demais

Este ano arrancou com 90% do país em seca. Desde aí, assistimos a ondas de calor por todo o mundo, incêndios catastróficos na Europa, cheias brutais no Paquistão e um aumento brutal do custo de vida. Uma guerra de grande escala continua, afetando milhões e fazendo com que os planos…

Re-reestruturar o Climáximo em estado de emergência climática

No último ano, fizemos um desafio a nós próprias e decidimos “reestruturar a nossa organização interna para aumentar o compromisso de cada uma de nós, para criar capacidade autónoma de cada organizadora no colectivo, e com isso construir ciclos de mobilização mais frequentes, mais fortes e mais diversos”. O nosso…

Ponto de situação: Estado de emergência climática dentro do Climáximo

Em Julho de 2021, tivemos uma enorme mudança organizativa no Climáximo, em seguimento da nossa declaração de emergência climática. Nunca tivemos tantos desafios internos ao mesmo tempo, e nunca tínhamos falhado tanto. Desde final de Novembro estivemos num período de avaliação, viemos só agora para prestar contas.

Reinventar Tudo

O Climáximo declarou estado de emergência climática dentro do próprio colectivo em Setembro de 2019. Regularmente fazemos pontos de situação e revemos as medidas de emergência. Desde a última actualização, identificámos uma situação peculiar e horrível: cumprimos todas as metas e alcançámos todos os desafios que colocámos a nós próprias,…

Um Estado de Emergência dentro dum Estado de Emergência

Em Setembro de 2019, o Climáximo entrou num estado de emergência climática, assumindo como a nossa missão social e política alcançar justiça social e climática dentro dos prazos ditados pela ciência climática. Desde essa altura que estamos num estado de emergência permanente, regularmente actualizando e lembrando o nosso compromisso.

Um estado de emergência permanente no Climáximo

Numa emergência, as pessoas e os colectivos que têm propostas de solução precisam de mais calma e mais foco que nunca. Quando uma casa está a arder, o pior cenário seria os bombeiros estarem em pânico junto com os residentes da casa.

Climáximo declara Emergência Climática

A crise climática está enraizada no sistema capitalista. “Mudar o sistema, não o clima”, por definição, não pode ser um pedido que fazemos a este ou outro governo. Assumimos a nossa missão social e política de alcançar justiça social e climática dentro dos prazos ditados pela ciência climática.