Skip links

Pontos de não retorno – Ciclo de Conversas | Novembro

A Crise, As Soluções, as Estratégias

A nossa casa está a arder, e os cientistas dizem-nos que “estamos à beira de uma catástrofe climática irreversível.”

O que é que esta realidade significa para as nossas vidas? Qual é o ponto de situação atual, e para que estado está o planeta a ser encaminhado? Que pontos de não retorno já foram ultrapassados, e o que podemos fazer agora? Quais as soluções reais atuais para travar a crise climática? Ainda vamos a tempo? E como?

Neste ciclo de conversas, na Livraria Tigre de Papel, amos ao longo de 3 sessões, nos dias 6, 9 e 13 de Novembro, explorar com especialistas e experientes convidadas estas questões. Teremos espaço para envolver todas as pessoas participantes num diálogo que permita navegar e aprofundar cada uma das questões centrais. Contamos contigo?

👉️A Crise (6 Nov às 18h)
O que significa vivermos em crise climática? Qual o nível de disrupção e destruição a acontecer ao planeta e às nossas vidas? Porque acontece e como toma forma esta destruição? Estamos num ponto sem retorno? Nesta conversa podes fazer as perguntas que tens mas para as quais ainda não encontraste resposta sobre a ciência climática, e sobre o significado real desta crise.

Oradores:

  • Pedro Matos Sores, Investigador e Professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
  • Vera Ferreira, Doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
  • Sinan Eden, Ativista por Justiça Climática

Com moderação de Margarida David Cardoso

👉️As Soluções (9 Nov às 16h)
Há formas de travarmos a crise climática? Como separar falsas soluções de verdadeiras estratégias de mitigação? Vai a tecnologia salvar-nos? O que fazer? Nesta conversa vamos explorar as políticas, medidas e planos para travar o colapso climático, e a compatibilidade das diferentes propostas apresentadas por governos, empresas, instituições, e pela sociedade civil com os factos e conhecimento que temos sobre a crise climática.

Oradores:

  • João Murta, Cofundador da newsletter República dos Pijamas
  • Leonor Canadas, Ativista por Justiça Climática
  • Guilherme Luz, Investigador em sistema energéticos

Com moderação de Ricardo Noronha, Historiador

👉️As Estratégias (13 Nov às 18h)
Como garantimos a implementação de um plano compatível com a ciência? Será “tudo, em todo o lado, ao mesmo tempo” suficiente? Qual o significado estratégico e político da realidade climática nas estratégias dos movimentos sociais, que buscam justiça social? Nesta conversa vamos explorar as estratégias que o movimento pela justiça climática tem adotado, e sobre como vamos parar a destruição de tudo o que amamos.

Oradores:

  • Mariana Rodrigues, Ativista por Justiça Climática
  • Vicente Magalhães, Estudante e ativista por Justiça Climática na Greve Climática Estudantil

Com moderação de Joana Guerra Tadeu, Jornalista e Ativista

Leave a comment