Skip links

Falsas soluções não nos vão salvar

No ano passado 50.000 pessoas foram mortas pelos governos e empresas, na Europa, devido às ondas de calor.

Esta semana a Grécia está de novo a ser devorada por chamas com milhares de pessoas deslocadas e dezenas assassinadas.

Enquanto isto acontece os governos e empresas continuam os seus projectos mortíferos. Partilhamos convosco 2 relatórios recentes que te podem ajudar a distinguir entre soluções verdadeiras ou mentiras.

Das falsas promessas às verdadeiras soluções

Na luta contra a crise climática, a perda de biodiversidade e a destruição dos ecossistemas, discernir as soluções reais do “greenwashing” das empresas tornou-se cada vez mais crítico. A Amigos da Terra Europa lançou um novo guia para ajudar activistas, decisores políticos e cidadãos interessados a navegar no labirinto de falsas promessas feitas por empresas e compradas por governos.

Hidrogénio: Solução climática ou ficção alimentada por combustíveis fósseis?

O objetivo deste briefing, produzido por Food and Water Wacth, é oferecer uma explicação clara e concisa da razão pela qual o hidrogénio, independentemente da forma como é produzido, pode criar mais problemas do que soluções para as pessoas e para o planeta. Identificámos 10 razões principais que mostram por que razão o hidrogénio apresenta sérios riscos climáticos, ambientais e de justiça social.

Plano de Desarmamento e de Paz

O Plano de Desarmamento e o Plano de Paz é um plano realista com o objetivo de travar o colapso social e ecológico. Este une propostas formuladas e discutidas ao longo das últimas décadas por movimentos sociais, académicos, sindicatos e técnicos.  Várias destas medidas foram igualmente discutidas e trabalhadas em assembleias populares.

Este é um plano em constante construção através do debate entre as pessoas, respeitando os limites da ciência e do planeta e promovendo a justiça social. Atualmente esta é a única alternativa honesta e realista que conhecemos em Portugal para resolver a crise climática.

Este plano é dividido em 3 fases.

Leave a comment